logo-anews-258x40

 

 

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Santa Casa de Araraquara e Secretaria de Saúde realizam acordos para melhorar fluxo de vagas

Compartilhe:
20_3d8fd6ec5e

 

Na última quarta-feira (09) a Coordenação da Equipe Multidisciplinar da Santa Casa de Araraquara recebeu gestores da Secretaria de Saúde para pactuar acordos sobre o processo de fluxo de vagas na atenção especializada após a alta hospitalar.

“A Santa Casa faz um grande trabalho de alta responsável, que vai além da contrarreferência na rede. O objetivo desse encontro é unirmos esforços para melhorarmos ainda mais esse processo, reduzindo o tempo de agendamento de pacientes que necessitam de atendimento especializado pós-alta hospitalar”, explica a Coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Dra Priscila Lopez.

Antes de esses acordos serem firmados, o paciente pós-alta do hospital aguardava consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para conseguir um encaminhamento ao atendimento especializado, para o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Referência do Idoso (CRIA) ou para o Núcleo de Gestão Assistencial (NGA3). “A demora desse processo, muitas vezes, prejudica a recuperação do paciente, especialmente daqueles que sofrem acidente vascular cerebral, que necessitam de intervenção rápida”, esclarece a Coordenadora da Atenção Básica de Araraquara, Doutora Talitha Martins.

“Com essas medidas, iremos diminuir o caminho que o paciente tem que percorrer após a alta-hospitalar e evitar que ele passe por uma consulta na Unidade Básica de Saúde apenas para obter encaminhamento especializado”, declara Adriana Rodrigues, gerente das Unidades Básicas de Saúde de Araraquara.

Também participaram desse encontroos coordenadores do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA3), Paulo de Tarso Fernandes e Natália Brete; o gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Luiz Garlippe; a gestora do Centro de Referência do Idosos (CRIA), Oriomar Sampaio Carmagnani; a Enfermeira Responsável Técnica das Unidades Básicas de Saúde, Nathália Thomazim Rios; e a Supervisora do Serviço Social da Santa Casa, Heloísa Turioni.

Ao final da reunião, foram estabelecidos os seguintes acordos: o CER disponibilizará vagas para pacientes de alta da Santa Casaque precisem de reabilitação, como Fisioterapia motora, Fonoaudiologia e Neurologia (até 12 anos de idade) e o NGA3 reservará uma cota de vagas semanais para a Cardiologia, Neurologia adulto e Pneumologia. Já o CRIA autorizou o encaminhamento direto de todos os pacientes acima de 75 anos, que possuem doenças associadas à idade, e priorizou o caso de doenças neurológicas, quedas e fraturas para pacientes de 60 anos ou mais. “Esse é um grande avanço para a população de Araraquara, pois pretendemos diminuir o tempo de espera para os pacientes que precisam dessas especialidades, conclui a Dra Priscila Lopez.

Deixe seu comentário:

Contato

* Whatsapp | 55 (16) 99790-7987 *Contato@araraquaranews.com.br