Prefeituras receberão cartilhas sobre alimentação escolar – Araraquara News

Prefeituras receberão cartilhas sobre alimentação escolar

iG São Paulo

Material explica aos educadores o passo a passo sobre o procedimento de fiscalização dos recursos da merenda; MEC diz que repasses aumentaram

Cartilha destinada especificamente aos integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar das prefeituras

Cartilha destinada especificamente aos integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar das prefeituras

Foto: Reprodução

As prefeituras de todo o País passarão a receber do governo federal exemplares impressos da cartilha para conselheiros do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Até então, o documento estava disponível para consulta somente no formato digital, para acesso pela internet.

Leia também: Ministro defende aposentadoria especial para professores e rejeita terceirização

O material enviado às prefeituras é resultado de uma parceria entre o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com o TCU (Tribunal de Contas da União). A cartilha visa orientar professores e funcionários das escolas e secretarias de Educação sobre como funciona o Pnae.

Além disso, o MEC (Ministério da Educação) informa que a cartilha também explica aos educadores o passo a passo sobre o procedimento de fiscalização dos recursos da merenda escolar. A informação é destinada especificamente aos integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar.

Pnae

O MEC afirma que o orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar teve um incremento entre 2016 e 2017, subindo de R$ 3,6 bilhões para R$ 4,15 bilhões. Desse valor, 30% devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, o que contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável de comunidades em todo o País.

Leia também: Comissão de Educação aprova projeto que cria passe livre a estudantes

A atualização foi feita após sete anos sem aumento e representa 20% a mais nos valores per capita por refeição repassados pelo Pnae aos ensinos fundamental e médio, que, juntos, correspondem a 71% da rede atendida pelo programa.

Atualmente, mais de 50 milhões de refeições são distribuídas, diariamente, em 150 mil escolas públicas e conveniadas. Para fiscalizar a correta aplicação do dinheiro repassado pelo FNDE, mais de 80 mil conselheiros de alimentação escolar atuam em todo o Brasil.

Na terça-feira (16), durante cerimônia de abertura da 20ª edição da Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância dos repasses feitos pela pasta aos municípios brasileiros.

Leia também: Fies terá mudanças e Ciência sem Fronteira não será retomado, diz ministro

De acordo com o ministro, é por meio das ações das prefeituras que as políticas públicas chegam aos cidadãos e que avanços importantes foram alcançados devido a parcerias com as administrações municipais. “Reforçamos programas como o Pnaic [Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa], de valorização da qualidade da alfabetização; o Mais Educação, que garante um contraturno, ou seja, é uma extensão da jornada educacional da criança que está no ensino fundamental; e outras ações extremamente relevantes nos últimos meses”, acrescentou Mendonça Filho.

Fonte IG

veja mais

Candidatos têm até amanhã para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem

Publicidade
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com