Saúde destaca importância da vacina contra a gripe – Araraquara News

Saúde destaca importância da vacina contra a gripe

Um mês após o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em Araraquara, prevista para terminar no próximo dia 26 de maio, a Vigilância Epidemiológica (órgão da Secretaria Municipal de Saúde) incentiva o público alvo da campanha a tomar a dose da vacina.

Conforme balanço apresentado após o ‘Dia D’ realizado no sábado, dia 14, foram vacinadas até então em Araraquara 20.141 pessoas ou 39,6% do público-alvo, além de outras 4.500 pessoas não inclusas no público-alvo do Ministério da Saúde.

A procura pelos postos de saúde continua pequena e é importante que a população se conscientize da necessidade de tomar a vacina para evitar problemas mais graves com gripe, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Cristina Câmara.

As doses são aplicadas nos postos de saúde da rede municipal e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

No total, Araraquara projeta vacinar cerca de 51 mil pessoas, ou pelo menos 90% dessa população (45 mil) considerada de risco pelo Ministério da Saúde para complicações por gripe.

Ainda de acordo com o Ministério, além de idosos, trabalhadores da saúde e professores, o público-alvo da campanha engloba crianças de seis meses a menores de cinco anos – de quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Engloba ainda povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo pessoas com deficiências específicas, também devem receber a dose da vacina. 

Câncer bucal

Vale ressaltar que também até 26 de maio a Gerência de Saúde Bucal (também órgão da Secretaria Municipal de Saúde) realiza a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, direcionada a pessoas acima dos 60 anos.

Essa campanha visa aumentar no município o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e valorizar a importância da prevenção e do auto-exame.

 Quem apresentar problemas bucais diagnosticados neste período (mesmo se tiver menos de 60 anos) será agendado para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araraquara para tratamento.

SERVIÇO

Vacinação contra gripe em Araraquara

Período da campanha: até 26 de maio

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30

Locais: Rede municipal de Saúde e Sesa

veja mais

Editorial: SOBRE QUANDO GETÚLIO VARGAS QUASE FOI ATINGIDO POR UM OVO EM ARARAQUARA