*Por Fábio Affonso
Na definição mais básica do dicionário, “crença” é o “ato ou efeito de crer”. Para mim, essa pequena palavra tem um sentido muito mais amplo e pode nos levar a alcançar sonhos e objetivos. É aí que entram as crenças fortalecedoras. Dando início a uma nova etapa da vida, os jovens profissionais podem se apegar a elas para buscar metas como conquistar a carreira que desejam, comprar um bem que sempre quiseram e até formarem uma família – aqui, no âmbito pessoal.
As crenças fortalecedoras, que também são conhecidas como self-empowerment, nada mais são do que um conjunto de ideias e pensamentos positivos que nos dão forças e nos empoderam. Afinal, do que adianta querermos muito alguma coisa se nem nós mesmos acreditarmos? Esses pensamentos podem nos levar mais longe, porque eles nos abrem portas e nos fazem colocar em prática o nosso maior potencial.
É pelo fortalecimento da nossa autoestima e da nossa autoconfiança que essas crenças conseguem nos ajudar. Com pensamento fixo de que somos capazes, de que aquilo vai dar certo e de que vamos, sim, conseguir, é que é possível ultrapassar barreiras inimagináveis.
Para você, jovem profissional, isso é muito importante. Nesse período de transição, é comum que a insegurança bata à porta. Que você fique confuso e chegue a pensar que não conseguirá enfrentar os desafios futuros. É fundamental que em um momento desses você não dê espaço para as “crenças limitantes”. Essas trazem os pensamentos negativos e nos deixam acreditando que não estamos aptos a desenvolver até mesmo as coisas mais simples.
Mas, apesar de estarem na nossa mente, as crenças podem depender de uma série de fatores externos. Por exemplo, aquilo que você acredita para você é fruto dos seus pensamentos ou são uma herança do que pensam os seus pais e as pessoas mais velhas que te rodeiam, como outros familiares e professores?
Você consegue identificar aquilo que pode ser uma autossabotagem? E, se consegue, você quer mudar isso? Quais são os pensamentos que mais o limitam? O que você acha que precisa mudar para que consiga avançar cada vez mais?
É importante pensar nessas perguntas e respondê-las com muita honestidade. Desta forma, você consegue entender o seu estado atual. E, fazendo essa análise, é possível entender o que você precisa mudar, quais crenças precisam ser deixadas para trás e no que você deve acreditar para o futuro.
Uma dica para fortalecer suas crenças é manter sempre o foco no positivo. Nas nossas vidas, infelizmente, não acontecem apenas coisas boas. Em certos momentos, inegavelmente, seremos abatidos por sentimentos ruins, como a tristeza, a dor e o desânimo. Mas, passado o tempo, precisamos ressignificar tudo isso. Baseados nas experiências ruins, podemos focar a nossa mente para que tenhamos mais força e coragem no decorrer da vida.
Também é fundamental que você desenvolva o amor-próprio. Se amar, se respeitar, se tratar com carinho e respeito é sinônimo de buscar o melhor para si. Isso te leva a acreditar mais em você e a tentar tudo o que tiver vontade, sem aquela dúvida de “será que sou capaz?”
E quando você finalizar um projeto ou alcançar um objetivo, você precisar dar valor para isso e reconhecer seus méritos. Caso o resultado não seja aquilo que você esperava, tudo bem. Os erros também estão aí para nos ensinar. E isso vale para quem está próximo a você. Aprenda a se perdoar, mas também a perdoar o outro.
Tente usar essas dicas para colocar as crenças fortalecedoras em destaque na sua vida. Não busque os pensamentos positivos somente nos momentos de maior desafio e insegurança, mas faça com que eles seja recorrentes na sua mente. Acredite sempre no seu potencial.
Comentários: