Araraquara News

Colunas/Opinião

Como escrever e-mail inglês formal?

Melhores dicas para escrever um e-mail em inglês na sua estratégia atual!

Como escrever e-mail inglês formal?
Imagem: Freepik.com
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aprender o inglês básico não é assim tão complicado, porém, para aqueles que desejam se aprofundar na escrita alguns outros critérios são importantes. Um deles é escrever e-mail inglês formal, muito importante, por exemplo, para quem deseja enviar cartas, escrever um texto ou até mesmo enviar um e-mail!

Algo que podemos aconselhar logo de início é que treine seu português. Apesar de parecer uma dica simples, ela é muito efetiva! Com certeza, atualmente, dominar o inglês é super importante, mas no caso de a escrita aprender mais de todos os idiomas possíveis são de grande valor.

Saindo dessa prática, por outro lado, você ainda terá um caminho para percorrer no inglês. Exatamente por isso que aqui passaremos um guia para você conseguir escrever  e-mail inglês formal. Pare cometer erros conhecendo algumas dicas que podem salvar seu texto!

Regras da gramática

Mais importante que realizar uma boa escrita de artigos é entender completamente as regras da gramática. É claro, esse é um assunto bem extenso, ensinado nas escolas. 

No inglês, apesar de muitos considerarem mais fáceis as regras, aprender ela pode levar tempo e se você desejar escrever e-mail inglês formal hoje mesmo, não quer passar horas estudando.

Por esse motivo, aqui você poderá acompanhar as principais regras para utilizar no seu e-mail. Ah, vale lembrar também que é fundamental saber que tipo de correio eletrônico está escrevendo.

A regra do KISS

Existe uma regra na escrita que pode ser muito útil. Essa é a regra do KISS. Seu significado é “Keep It Short and Simple''. 

Dessa forma, a ideia aqui é utilizar uma linguagem simples, mas objetiva, que sintetize o que você deseja dizer. Isso pode ser muito útil, principalmente caso esteja escrevendo no trabalho.

Deixando mais claro, você deve escolher palavras que o sentido seja mais claro para o interlocutor. Elas não devem exigir uma interpretação muito aprofundada. 

Também é interessante escrever em parágrafos mais curtos, com frases menores também, isso torna a leitura pouco exaustiva.

Por fim, na primeira parte do seu e-mail, tente dizer qual é o seu objetivo. Não crie muitos pontos diferentes para desenvolver uma ideia. 

Sobre as saudações

Na dica acima você conseguiu um pequeno tutorial de como realizar uma escrita rápida e direta. 

Ela é útil tanto para a escrita em português como em inglês, por outro lado, na hora de escrever e-mail inglês formal não há muitas relações entre as palavras, somente sobre a estrutura.

Dessa forma, você deve começar com uma saudação. Ela pode ser “Hi”, “Hello”. Nesse caso há uma regra importante, você precisa fazer a saudação correta! O correio possui um destinatário e ele deve ser respeitado. As mais utilizadas são:

“Dear” (Prezado ou caro);

“Dear Sir” ou Dear Madam (Prezado senhor ou prezada senhora);

Esses são os mais formais, no caso de um tom menos informal, o “Hello” é suficiente. 

Não é nada muito complicado, pelo contrário, é possível fazer o uso de todas as saudações com facilidade, sabendo exatamente para quem irá escrever. Mas, vamos a próxima dica!

Utilize da gentileza

Imagine que criará um e-mail solicitando algo. É claro, no ambiente profissional você não precisa criar uma linguagem muito afetiva, porém, deve ser gentil caso peça algo. 

Uma frase que pode ajudar bastante nesse momento seria: “I would appreciate if you could send me”.

Além de ser formal, é também um agradecimento completo, que exprime sua gratidão e deixa a pessoa mais confortável em lhe ajudar também. 

As abreviações são possíveis?

O inglês é carregado de abreviações, mas em um ambiente profissional seria possível utilizá-las? Bem, dependerá de qual.  

Algumas delas são até famosas entre profissionais, então basta escolher adequadamente e, principalmente, não exagerar em seu uso.

Um dos maiores exemplos é o FYI que significa “For Your Information”, em português, para sua informação. Outras formas de escrita são:

ASAP (As Soon As Possible) - Assim que possível;

IMO (In My Opinion) - Em minha opinião;

Essas são extremamente úteis ao final. As abreviações evitam, acima de tudo, a repetição exagerada de palavras, que pode tornar o e-mail cansativo de ler.

Em casos de textos mais longos

Dependendo do texto que irá enviar, essas regras podem se mostrar ainda mais úteis. É importante ter uma variação maior em escritas mais completas, com detalhes. 

Assim funciona para diminuir o cansaço da leitura. É claro, é sempre importante escrever e-mail inglês formal com o máximo de informação e agilidade possível.

Textos longos também exigem melhor disposição dos parágrafos e frases, assim ficará visualmente mais bonito. No inglês, é claro, essa já é uma regra conhecida, tendo em vista a natureza do idioma.

Por outro lado, para um brasileiro que deseja escrever um e-mail formal inglês, pode ser um grande problema não ficar atento a essas regras. 

Este post foi escrito pela equipe da Essential Idiomas, escola de idiomas que possui soluções personalizadas em cursos de espanhol online.

Comentários:

Veja também