Enviroment, Social and Governance (governança ambiental, social e corporativa) é a definição da sigla ESG e mostra o quanto uma empresa é responsável por cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança. Utilizada pela primeira vez em 2005, a sigla está em alta e, acreditem, reflete diretamente no desempenho financeiro de empresas de sucesso.
Segundo especialistas, as companhias que apostam na construção de um ambiente sustentável assumem seu papel social e desenvolvem as melhores práticas administrativas – desde a comunidade em que atuam até os demais elos de sua cadeia – impactam diretamente seus lucros. Elas conseguem ampliar a lucratividade também porque conquistam a simpatia da sociedade – e, consequentemente, do consumidor – e aumentam seu valor de mercado.
As franqueadoras brasileiras, responsáveis por mais de 4% do PIB, devem atentar-se a esta tendência e ajustar estratégias e planejamentos, de forma a levar em conta um posicionamento responsável. O Brasil vive um momento em que é vidraça e as pedras não podem atingir ainda mais os negócios – portanto, as franqueadoras devem zelar por suas imagens da melhor forma possível: atuando com transparência e verdade.
Divulgar números reais, ter bom relacionamento com todos os elos da cadeia, atuar de forma socialmente responsável, preservar pelo meio ambiente e se profissionalizar, visando à boa governança, são os primeiros passos para alcançar as premissas do ESG. Quem sairá na frente?
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