Araraquara News

Colunas/Opinião

Hoje, se você decidisse investir tempo em um único projeto, a franquia seria sua opção?

Existe uma linha tênue entre o que é obrigação do franqueador e o direito do franqueado

Hoje, se você decidisse investir tempo em um único projeto, a franquia seria sua opção?
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você, como franqueador, já se fez essa pergunta e analisou a resposta, com sinceridade? E já pensou no que seus franqueados responderiam, se ela fosse feita a eles?

No livro “O essencialismo”, um dos mais vendidos da lista do New York Times, o autor, Greg McKeown, fala sobre priorização de projetos e investimento de tempo nas atividades certas, enfatizando a necessidade de termos convicção em nossas opiniões, valorizando ponderadamente as opiniões alheias.

Como franqueador, você trabalha muitas horas ou trabalha com foco no que realmente sua rede precisa? Consegue simplificar e manter o foco em seus objetivos? Aprender a entrar em ação apenas se puder fazer a diferença, segundo o autor, é um dos segredos da produtividade. Já pensou sobre isso?

Existe muito cuidado em relação ao perfil do franqueado ideal, mas pouco se fala no perfil ideal para ser um franqueador. Não basta ter uma boa ideia de negócio e fazer algumas lojas ou filiais de uma prestadora de serviços dar certo para ser considerado um franqueador. É absolutamente necessário preparar-se para tanto, adquirindo conhecimento de gestão de rede, de pessoas, financeira, administrativa, governança corporativa, inovação, entre tantos outros aspectos, para liderar uma rede como ela verdadeiramente precisa.

Se você tem dúvidas de que o único e melhor projeto de sua vida é a franqueadora – ou sua unidade franqueada - , está na hora de voltar duas casas ou de recomeçar. Nunca é tarde.

FONTE/CRÉDITOS: Melitha Novoa Prado e Thaís Kurita são sócias do escritório Novoa Prado Advogados, que está há 35 anos no mercado de Direito Empresarial, com 30 anos de atuação junto às maiores franqueadoras e varejistas brasileiras.
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )