Se você está começando um novo negócio ou já tem o seu há um tempo, sabe muito bem que um dos maiores motivos que traz dores de cabeça a um comerciante é o estoque. É necessário tanto um espaço, quanto uma logística perfeita. O que nem sempre é possível?
Mas, e se houver a possibilidade de alavancar o e-commerce sem a necessidade de ter um estoque como conhecemos? A modalidade dropshipping é justamente essa oportunidade e é sobre as vantagens e desvantagens dela que neste artigo falaremos.
O que é dropshipping?
Quando alguém abre um negócio de vendas uma das primeiras coisas que se pensa é no estoque? Afinal, é neles armazenados todos os produtos que serão vendidos. Por isso, precisa ser pensado em detalhes, tanto para conservar os produtos, como para facilitar o trabalho no dia a dia.
Porém, isso demanda tempo, bem como um bom espaço próprio para isso. Na modalidade dropshipping nacional a coisa fica um pouco mais fácil. Trata-se de uma ótima estratégia onde você continua trabalhando normalmente no seu negócio, mas sem ter um estoque físico.
Em alguns casos o empreendedor pensa em abrir uma loja virtual, mas desanima por não ter como dispor de um espaço físico para fazer o seu estoque de produtos. É justamente nisso que o dropshipping facilita a vida de quem é dono do seu próprio negócio e deseja menos dor de cabeça. Ainda não entendeu? Vamos ao passo a passo de como isso acontece.
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Como funciona a modalidade dropshipping?
Essa modalidade de venda é uma estratégia que visa diminuir gastos e maximizar os ganhos. Por isso, digamos que você tenha na sua loja virtual um catálogo. Nele você colocará tudo o que quer oferecer ao seu cliente. Mas há um detalhe: esses produtos não estão em um estoque físico seu. Então, onde estão? Num estoque do seu fornecedor, que na maioria dos casos é o próprio fabricante.
A responsabilidade do armazenamento e também do envio é totalmente desse fornecedor. O que você precisa fazer é apenas estar entre o desejo e compra que seu cliente efetuará e o produto que você já sabe onde encontrar? O lucro você consegue na hora de cobrar, já que no valor de sua oferta deve ser incluída a sua margem de lucro.
No dropshipping internacional, a única coisa que muda é, justamente, porque o produto e fornecedor são estrangeiros. O trabalho será só acompanhar bem a confirmação de compra e o envio do produto até as mãos do seu cliente. Mas, não se preocupe, isso não é tão complicado, já que hoje em dia o envio é bem rápido e prático de um país para o outro.
Quais as vantagens nesse sistema?
A primeira vantagem de um empreendedor que aposta nessa modalidade de venda, certamente é a diminuição dos custos. Isso porque não precisará investir em um estoque de produtos. Economiza no armazenamento, logística e organização, assim como torna desnecessário ter um espaço só para isso.
Outra vantagem é que não precisa fazer previsões de venda de mercadoria e acumular uma quantidade sem saber se venderá. Em outras palavras, você só compra o produto porque já tem um comprador ao qual destinar. Ou seja, não arrisques ter perda de estoque.
A responsabilidade sobre a entrega é outra facilidade, já que ela fica para o fornecedor. O trabalho do dono de uma loja virtual é a apenas acompanhar o produto, por meio do sistema de rastreamento. Com isso, também pode ele aproveitar para informar o seu cliente sobre a previsão de entrega e por onde anda esse produto em tempo real.
Em se tratando de produtos, todo empreendedor sabe o quão importante é oferecer uma variedade de coisas para os clientes. Quanto mais abrangente for a loja, maior a possibilidade de ter uma clientela fiel e propaga a própria loja. Na modalidade dropshipping há essa vantagem, já que por não precisar de um estoque físico, pode oferecer um catálogo com vários produtos.
Há riscos no dropshipping?
Como em todo negócio, é claro que também nessa modalidade de venda há alguns riscos. Por exemplo, a compra é efetuada por unidade, e isso pode no final das contas pode render menos do que o esperado pelo empreendedor.
Outro ponto que merece uma atenção do lojista é oferecer um produto que esteja disponível com o fornecedor. Para isso, é necessário se manter antenado nas atualizações e evitar, com isso, qualquer contratempo com o cliente que viu o produto no catálogo e quer comprar.
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