Araraquara News

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024

🔴 Ao vivo

Geral

Pesquisadores do CDMF têm projeto aprovado no supercomputador Santos Dumont

Pesquisa vai investigar materiais semicondutores com potencial fotocatalítico e antiviral

José Angelo santilli
Por José Angelo santilli
/ 459 acessos
Pesquisadores do CDMF têm projeto aprovado no supercomputador Santos Dumont
CDMF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os pesquisadores Miguel San-Miguel e Luis Henrique da Silveira Lacerda, integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), receberam no último dia 30 de junho a aprovação do projeto intitulado “Investigação teórico-computacional de materiais semicondutores com potencial fotocatalítico e antiviral” para uso do supercomputador Santos Dumont (SDumont) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com a aprovação do projeto, a capacidade computacional do Unicamp Materials Simulation Lab (UMSL), grupo de pesquisa hospedado pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e liderado por San-Miguel, é expandida, possibilitando assim a execução de projetos de alto custo computacional que utilizam o software CRYSTAL para a investigação de processos em superfícies de semicondutores. Os estudos têm como foco principal a análise de potencial fotocatalítico e antiviral de tais materiais e a sua capacidade de gerar espécies de oxigênio reativo (ROS, reactive oxygen species).

Sobre os pesquisadores: Miguel San-Miguel é Professor Associado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2014. Possui doutorado pela Universidade de Sevilla (1998) onde atuou como professor associado em Físico-Química até 2014. Luis Henrique da Silveira Lacerda é pesquisador de pós-doutorado na UNICAMP com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) desde abril de 2020. Possui doutorado em química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019) onde também atuou como pesquisador de pós-doutorado pelo programa PNPD-CAPES. Seus interesses de pesquisa atuais abrangem investigações computacionais baseadas na DFT para estudo de processos fotocatalíticos, reatividade química, e relação entre morfologia e propriedades dos materiais.

Publicidade

 

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
Comentários:
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais