A locomoção através de automóveis, por exemplo, é apenas possível através da montagem desses automóveis dentro de várias indústrias do setor automobilístico, seja do Brasil ou do mundo.
Apesar de ter um desenvolvimento industrial tardio por acontecimentos históricos desde o período da colônia de Portugal, o país se encontra como um dos territórios mais bem sucedidos nessa área e é reconhecido internacionalmente por ser uma ótima escolha para investir em instalar uma indústria.
Desde o início da introdução das indústrias em território nacional, pode-se ver um crescimento exponencial de vários setores, já que existe uma variedade de categorias no país. Desde a usinagem, até a indústria farmacêutica, têxtil ou de autopeças, há uma indústria certa para cada uso e item necessário para o dia a dia.
O processo das indústrias desde sua introdução também mudou muito, pois é comum que a palavra indústria se encontre relacionada com linhas de produção enormes com vários trabalhadores que precisam trabalhar entre 8 ou 6 horas por dia fazendo serviços pesados, mas a realidade atual é muito diferente por conta das várias tendências tecnológicas do futuro.
Também é válido se questionar qual é o papel dessas indústrias no país, afinal se existem tantas, é preciso entender por que isso ocorre e porque o país acabou sendo considerado uma enorme atração para empreendedores que desejam montar sua própria indústria.
Acredite ou não, o setor é responsável por gerar R$ 1,3 trilhão no Brasil, sendo um dos setores que mais gera lucro nacional. Apesar de ser um dos setores mais antigos da economia, ele continua sendo um dos mais ativos e gera lucro e milhares de empregos anualmente.
Como se iniciaram as indústrias no Brasil?
As indústrias se iniciaram no Brasil de forma tardia, infelizmente, o que significa que ele estava muito atrasado em comparação com a Europa ou Estados Unidos e, até hoje, não se pode comparar exatamente com o continente ou com o país americano.
Porém, a história se iniciou quando a coroa portuguesa ainda se encontrava em solo nacional, sendo que a indústria e sua introdução no país pode ser dividida em três fases.
Durante a primeira fase, que ocorreu de 1500 a 1808, não era possível se ouvir falar sobre a palavra indústria no Brasil, já que havia uma restrição no processo industrial nacional. Durante a segunda fase, ocorrendo em 1808 a 1930, quando houve a implantação de algumas indústrias no país.
Porém, essas indústrias deviam seguir regras específicas, especificamente uma regra que determinava que qualquer produto vindo de fora do país, especialmente de Portugal ou da Inglaterra, deveria ter uma taxa mais alta em seu preço.
Já em sua terceira e última fase, que ocorreu de 1930 a 1955, foram observados investimentos no setor industrial, tentando alavancar os resultados do setor. Essa iniciação tardia não parou o país de ser um dos melhores para instalar uma indústria, sendo considerado como um dos mais benéficos para esse negócio desde 1990.
Qual a importância da indústria para a economia do Brasil?
Mesmo que as indústrias possam ser subdivididas em áreas específicas, como têxtil e farmacêutica, por exemplo, o setor como um todo representa grande importância para a economia brasileira. Isso porque o setor industrial é responsável por 22% do PIB do Brasil, 49% das exportações, 20% de participação na geração de empregos formais e 32% dos tributos federais do país.
Sendo assim, existe uma enorme importância que a indústria traz para resultados econômicos do país, aumentando a quantidade de empregos, oferecendo lucro nacional e mais. Atualmente, há uma quantidade de 1,3 milhões de indústrias ativas no Brasil e esse número só cresce a cada ano. Para se ter noção, existem 18 milhões de empresas ativas e abertas no território nacional.
Quais os maiores setores da indústria brasileira?
Há muitos setores de grande porte da indústria brasileira que passam seus produtos, itens e peças feitos a partir de matéria prima para a população e até para outros países do mundo. Entre os setores de maior porte devemos mencionar a indústria de bens de capital, de bens de produção, de transformação e de bens de consumo, além da extrativa.
Quais as principais tendências da indústria nacional?
Atualmente, a automação é a maior tendência das indústrias, pois oferece uma agilidade maior do trabalho industrial, além de forçar pessoas a serem mais dedicadas com um trabalho mental do que físico, poupando um serviço pesado que pode ser feito por máquinas pré-programadas e, em alguns casos, controladas por profissionais experientes na área. A automação e a chamada machine learning são duas tendências que tornam o serviço das indústrias cada vez mais prático, rápido e até mesmo mais seguro.
Comentários: