Araraquara News

Notícias Cidade

A hora é agora, economize água!

O período de seca traz o alerta para queimadas, conta de luz mais cara e risco de falta de água nas torneiras de casa

A hora é agora, economize água!
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A hora é agora, economize água, pois o período de seca, característico pela pouca ou a ausência total de chuvas, traz o alerta não só para as queimadas, para uma conta de luz mais cara e do risco de apagão, mas também para o risco de falta de água nas torneiras de casa, além de impactos significativos na economia brasileira e local.

Conforme divulgado por G1 SP em https://g1.globo.com/…/por-que-esta-chovendo-menos-e… , cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam o que já é considerada a pior seca em 91 anos, de acordo com um comitê de órgãos do governo federal, que emitiu pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro de 2021.

O déficit de chuvas atual já é considerado severo, segundo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), que representa o comitê de órgãos do governo federal. O alerta emitido vale para os estados que se localizam na bacia do Rio Paraná: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. No caso de São Paulo, o paulistano ainda tem fresco na memória o que foi o desabastecimento de água na capital de 2014 a 2015. No final de maio de 2014, quando houve crise hídrica, o volume do Sistema Cantareira atingiu 3,6% de sua capacidade, e a Sabesp passou a operar bombeando água do chamado volume morto.

Mas por que tem chovido menos?

De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil:

· O desmatamento da Amazônia;

· O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis;

· O fenômeno natural La Niña.

Em Araraquara, também é percebido e sentido este déficit de chuvas, e os reservatórios de água superficial que integram o sistema municipal de abastecimento público e representam 35% de toda água captada e distribuída à população, sendo estes o Reservatório de Captação do Ribeirão das Anhumas, o do Córrego Águas do Paiol e o do Ribeirão das Cruzes, já apresentam registros de redução nos volumes reservados quando consideramos o tempo de recuperação destes durante as altas demandas de consumo.

Utilizar a água de forma racional e sustentável é fundamental para garantir sua preservação e usos múltiplos, e é neste contexto que o Daae Araraquara apresenta aos usuários informações relevantes e aplicáveis ao dia a dia para reduzir o consumo e economizar água.

No post de hoje, as dicas são sobre o uso racional da água.

Gerência de Comunicação e Eventos, 31 de julho de 2021.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!