Araraquara News

Notícias/Esporte

Araraquara participa do Dia do Desafio 2022

Campanha mundial tem como objetivo incentivar a adoção de um estilo de vida saudável por meio da prática de atividades físicas

Araraquara participa do Dia do Desafio 2022
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Araraquara participa nesta quarta-feira (25) da 28ª edição do Dia do Desafio, que é a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas. A ação, que é promovida pelo Sesc e conta com o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas a pararem suas rotinas e, por pelo menos 15 minutos, realizarem uma atividade física.

Até 2019, as cidades que aderiam ao evento competiam com outra qual conseguia mobilizar mais pessoas, em confrontos definidos por sorteio entre municípios de população semelhante. Com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o modelo foi adaptado nos dois últimos anos e a competição se tornou livre, sendo realizado pelas plataformas digitais.

Este ano, o evento retoma o modelo presencial, porém ainda sem a competição entre municípios. Em Araraquara, basta fazer um vídeo de um minuto e postar nas redes sociais com a hashtag #DiaDoDesafioAraraquara ou registrando suas atividades físicas pelo site www.diadodesafio.org.br. "Neste ano não temos a disputa com outras cidades, mas sim uma disputa particular. Temos que fazer as atividades e divulgar o quanto a nossa cidade se mexe e se exercita", explica o gestor de Eventos Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes da Silva, o Cebola.

Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do projeto Saúde na Praça, destacou a importância da data. "O Dia do Desafio tem como objetivo incentivar a adoção de um estilo de vida saudável por meio da prática de atividades físicas, buscando a melhoria da qualidade de vida e da saúde física e mental das pessoas. Contamos com a participação da população de Araraquara", afirmou.

História do desafio

A ideia do Dia do Desafio surgiu em 1983, em Saskatoon, no Canadá, quando o prefeito da cidade sugeriu aos habitantes que fossem caminhar como estratégia para enfrentar o inverno rigoroso. Desta ação surgiu a essência do Dia do Desafio que acontece todos os anos sempre na última quarta-feira do mês de maio.

O Dia do Desafio é mundialmente consolidado como um dos maiores movimentos sociais no combate ao sedentarismo, sendo reconhecido no Brasil pela lei nacional nº 13.645, de 4 de abril de 2018.

A coordenação mundial do Dia do Desafio é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Nos estados brasileiros, o Sesc é responsável pela maior parte da programação, mas empresas e instituições também costumam mobilizar seus colaboradores e comunidades.

Atividades pela cidade

Em Araraquara, serão computadas as movimentações dos participantes que praticarem atividades físicas nas Escolinhas de Esportes e no Projeto Saúde na Praça, programas oferecidos pela Prefeitura de Araraquara. A organização do evento incentiva as pessoas a registrarem as atividades físicas realizadas em casa, nas ruas ou em academias da cidade.

Outra opção para realizar as atividades físicas com muita diversão neste Dia do Desafio é o Sesc Araraquara, que preparou uma programação gratuita nesta quarta. A unidade vai oferecer práticas de street dance (das 14h às 18h), jogos e brincadeiras (das 13h30 às 18h), circuito de equilíbrio e gravidade (das 13h30 às 16h), escalada esportiva (das 13h30 às 18h), patinete (das 13h30 às 18h), desafio de triatlo (às 19h) e badminton (das 13h30 às 18h).

Comentários:

Veja também