Araraquara News

Como as relações sociais influenciam a qualidade de vida dos 60+  

Saúde 121 Acessos

Como as relações sociais influenciam a qualidade de vida dos 60+  

Para uma vida longeva, as relações sociais possuem um papel fundamental que proporcionam um contínuo estímulo de diversas áreas do cérebro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil conta com mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa quase três vezes a população de Portugal. E, para muitas pessoas, embora faça parte do ciclo da vida, amadurecer passa a ser uma novidade e, como tudo que é novo, traz diversas dúvidas e incertezas diante de processos naturais desta fase.

A aposentadoria, a mudança de rotina e a síndrome do ninho vazio são apenas alguns dos impactos na rotina de homens e mulheres acima dos 60 anos. Mas, amadurecer não precisa ser sinônimo de deixar de fazer coisas e de praticar atividades prazerosas. Muito pelo contrário. Diversos estudos apontam como uma teia de relações e contatos na vida de um indivíduo está intimamente relacionada com uma longevidade ativa e saudável. Pesquisadores da italiana Universidade de Cagliari, em parceria com a inglesa Universidade de Southampton Solent, publicaram no jornal de saúde especializado em qualidade de vida, Applied Research in Quality of Life, pesquisa que aponta três fatores para a longevidade: hábitos saudáveis, genética e felicidade! 

O estudo, que comparou moradores das chamadas Zonas Azuis - regiões consideradas as melhores para se envelhecer por uma série de fatores – com outras regiões, a partir da análise de hábitos, histórico familiar, rotina e testes cognição e memória, constatou que o sentimento de pertencimento a uma comunidade, bem como o relacionamento próximo e frequente com familiares e amigos são fatores positivos para a longevidade tanto no quesito quantitativo quanto qualitativo.

Psicogeriatra, Vinícius Faria destaca ainda que a ausência de relações sociais tem impactos muito negativos na vida e na rotina, podendo levar a sintomas depressivos e queda na capacidade cognitiva. “Alguns estudos apontam que a solidão pode causar morte prematura. O convívio social e a criação de laços com amigos e família são de extrema importância durante toda a vida – e ainda mais fundamentais durante a maturidade. Neste período, ter uma vida social ativa contribui também para a melhora de aspectos cognitivos, estimulando diferentes áreas do cérebro. Manter a proximidade com outras pessoas e participar de diferentes atividades em grupo contribui para o maior bem-estar e saúde mental do maduro”, pontua o especialista.

A tecnologia se torna uma poderosa aliada contra a solidão e a inclusão digital é uma das maneiras de aumentar a participação social de pessoas acima de 60 anos. A internet oferece inúmeras oportunidades para que os prateados criem novas conexões, tenham espaço para discussões, fortaleçam laços e sintam-se ativos e parte de um grupo.

De acordo com o médico, as relações sociais proporcionam inúmeros benefícios, como a prevenção de sintomas depressivos e ansiosos; trazem mais ânimo e disposição para as atividades do dia a dia; aumentam a sensação de pertencimento, amparo e acolhimento; melhoram a qualidade de vida e a autoestima; contribuem para incentivar o estudo e conhecer diferentes assuntos.

“A humanidade se desenvolveu baseada nas relações humanas e a convivência social também aumenta o nível de satisfação com a vida, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. E a internet é uma grande aliada para ampliar essa conexão, bem como proporcionar soluções para quem busca aumentar o seu convívio e interação com outras pessoas. Plataformas como a Bem te quero 60+, por exemplo, oferecem mais saúde, bem-estar e oportunidades para novas atividades. Afinal, a vida é movimento e não acaba aos 60. A vida acaba de recomeçar e há muito a ser vivido”, completa o especialista.

A Bem te quero 60+ permite ao usuário a busca de soluções a partir de problemas reais ou de aspectos que queira melhorar em sua vida. Na plataforma www.bemtequero.com é possível acessar “botões de solução” com as sugestivas chamadas “quero interagir mais” ou “quero aprender algo novo” por exemplo, a partir dos quais os clientes em potencial são direcionados às soluções que os profissionais cadastrados oferecem, para que então possam escolher aquele que melhor atenda à sua necessidade, de maneira prática, intuitiva e segura.

Comentários:

/Dê sua opinião

Eleições 2022 - Você votaria em quem para Presidente

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!