Araraquara News

Notícias Cultura

Residência remota “Biblioteca de Dança”: inscrições abertas de 06 a 13 de setembro

Evento proposto pelo Sesc Araraquara, parceiro do FIDA, apresenta Neto Machado e Jorge Alencar

Residência remota “Biblioteca de Dança”: inscrições abertas de 06 a 13 de setembro
Biblioteca de Dança Jorge Alencar e Neto Machado - Foto por Leonardo França
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os bailarinos Neto Machado e Jorge Alencar realizam a residência remota “Biblioteca de Dança” no FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A atividade é uma realização do Sesc Araraquara, parceiro do FIDA 2021. As inscrições estão abertas no período de 06 a 13 de setembro, pelo link https://forms.gle/nqY2N95fYgPnDGkv6 .

A residência artística é voltada para artistas da dança de Araraquara, em que serão experimentados procedimentos de criação da "Biblioteca de Dança”, projeto interessado em coreografar memórias e histórias da dança no qual artistas performam como "livros vivos”.

Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes. Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, o elenco narra/performa coreografias que assistiram e marcaram suas vidas. Ao redor das mesas da biblioteca, artistas e públicos compartilham diferentes "contações coreográficas de histórias" de modo íntimo e relacional.

Em cada local onde foi realizada, a Biblioteca de Dança contou com um grupo de artistas locais que compuseram o conjunto de livros dançantes. No formato online, o trabalho reúne artistas e, cada um apresenta um capítulo específico de sua performance no trabalho presencial, escolhido e adaptado para essa versão virtual.

Os capítulos convidam o público a adentrar nessa biblioteca cujos livros são feitos de movimento e memória, dançados com palavras, gestos e sensações. Um jeito de compor as histórias da dança de modo afetuoso, coletivo e plural.

A atividade será realizada de 20 a 24 de setembro (segunda a sexta), das 14h às 17h, com duas sessões de mostra pública de processo nos dias 27 (segunda) e 29 de setembro (quarta), às 20h30, em formato on-line, via plataforma Zoom.

Para participar é necessário estar disponível nos dias de residência e nos dias de mostra pública. A lista de participantes selecionados será divulgada em 16/09.

O 21º FIDA - Festival Internacional de Dança de Araraquara é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com curadoria de Gilsamara Moura. Mais informações em: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!