Araraquara News

Segunda, 02 de agosto de 2021

Saúde

Sábado (19) é Dia D da Vacinação e da Solidariedade  

Meta é imunizar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Covid-19 e dos grupos prioritários da Influenza que ainda não tomaram as vacinas

498
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Dia D de Vacinação e da Solidariedade será realizado neste sábado (19), das 8 às 16 horas, em Araraquara. Será um sábado de imunização contra a Covid-19 e também contra a Influenza (gripe), tendo ainda como objetivo incentivar a doação de alimentos, itens de higiene e limpeza e agasalhos para famílias atendidas pela Rede de Solidariedade.

 

Contra a Covid-19, serão vacinadas as pessoas de 54 anos ou mais e também os chamados faltosos, que são as pessoas que, mesmo já fazendo parte dos grupos prioritários, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose dos imunizantes. De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, somente da segunda dose, são cerca de 1.100 faltosos que estão sendo aguardados neste dia.

 

A vacina contra a Covid-19 estará sendo aplicada nos pontos de vacinação organizados pela Saúde, com exceção do drive-thru do Sesc e na unidade do Sesa, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

Já a vacina contra a Influenza, que desde o dia 9 de junho está na fase 3 da campanha nacional, também será aplicada das 8 às 16 horas, em todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde, onde o foco é a vacina da Covid-19.

 

Nesta fase 3 da vacinação contra a influenza estão no grupo prioritário as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, e trabalhadores do sistema prisional. As fases anteriores já priorizavam crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais.

 

Todos que ainda não tomaram podem aproveitar o Dia D; com exceção das pessoas que tomaram nos últimos 14 dias ou vão tomar agora a vacina contra a Covid-19.

 

Como as duas campanhas de vacinação estão em curso simultaneamente, a da gripe e da Covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. E é recomendado que as pessoas levem o cartão da Covid-19 no ato da vacinação para os profissionais da Saúde conferirem a data, além dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

 

Solidariedade

 

As pessoas que forem se vacinar contra a Covid-19 ou contra a Influenza, neste sábado, poderão participar do Dia D da Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade atendidas pela Rede de Solidariedade do Município.

 

Desde a sua criação, em março de 2020, a Rede já arrecadou quase 245 mil quilos de alimentos e outros quase 434 mil quilos foram comprados pelo município, resultando, até agora, na entrega de 25.279 cestas que já atenderam quase 14,5 mil famílias.

 

O Dia D da Solidariedade se soma aos esforços da Prefeitura na arrecadação para a Campanha do Agasalho – Inverno Solidário 2021, que foi lançada oficialmente pelo Fundo Social de Solidariedade no dia 3 de junho, com o slogan “Você está coberto de razões para fazer uma boa ação”.

 

SERVIÇO:

 

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E CONTRA A INFLUENZA

Sábado (19), das 8 às 16 horas

 

Vacinação contra a Covid-19

 

Público alvo: Pessoas com 54 anos ou mais

Onde: Polos de vacinação contra a Covid-19 (CMS da Vila Xavier, Ieda, UPA Vale de Verde e drive-thru do Cear), exceto unidade do Sesa e drive-thru do Sesc.

 

Faltosos da segunda dose

Onde: Coronavac na UBS Vila Xavier e drive-thru do Cear e AstraZeneca em todos os outros polos

O que levar: Cartão de vacinação da Covid-19 caso já tenha tomado a primeira dose, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

Vacinação contra a Influenza

 

Público alvo: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; trabalhadores do sistema prisional, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento. 

Onde: Todos os postos de saúde do município, exceto CMS da Vila Xavier, Iedda e UPA Vale de Verde.

O que levar:  Cartão de vacinação da Covid-19, caso já tenha tomado uma ou duas doses, RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

DIA D DA SOLIDARIEDADE

 

Sábado (19), das 8 às 16 horas

 

Pontos de arrecadação: todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 e Influenza

O que doar: alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!