Araraquara News

Notícias Cidade

Trabalho sobre Fundo Social do Daae é selecionado para apresentação em congresso de engenharia

O trabalho “Importância do Programa Fundo Social para o acesso universal à água potável em Araraquara – SP" será apresentado em outubro

Trabalho sobre Fundo Social do Daae é selecionado para apresentação em congresso de engenharia
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O trabalho “Importância do Programa Fundo Social para o acesso universal à água potável em Araraquara – SP”, de Lidiane Aparecida Viana Behlau e Alexandre Coan Pierri, ambos servidores do Daae, foi selecionado para apresentação oral, no 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Curitiba, estado do Paraná.

Donizete Simioni, superintendente do Daae, ressaltou a importância de programas efetivos como o Fundo Social serem divulgados. “O trabalho selecionado é fruto do apoio que o Daae oferece aos servidores para que se qualifiquem, desenvolvam ações e projetos em prol da sociedade”, afirmou.

O engenheiro Alexandre Coan Pierri, diretor de Relações Institucionais e Comercial, recebeu com grande satisfação a notícia da aprovação do trabalho no congresso, um evento de renome na área de saneamento e hidráulica. “Nosso trabalho foi o único da área social aceito pelo congresso, ressaltando que Araraquara tem um diferencial de universalização do acesso à água e do atendimento proposto pelo Fundo Social”.

O diretor salientou que o Fundo nessa época de pandemia teve um aumento de procura e foi muito necessário para as famílias que estão social e economicamente vulneráveis, pois evitou o corte do fornecimento de água. “É muito importante que gestores de outros órgãos de saneamento conheçam esse programa de grande importância social, para que criem ações planejadas e contínuas e que prezem a qualidade de vida e saúde dos seus cidadãos”, afirmou.

Para a assistente social Lidiane Aparecida Viana Behlau, a oportunidade de participar de um congresso de abrangência nacional na qualidade de apresentadora de trabalho técnico é importante para divulgar a experiência do Programa Fundo Social do Daae. “Demonstra que, ao longo de seus dezessete anos de funcionamento ininterrupto, Araraquara investe no acesso universal à água e oficializa políticas públicas sociais de saneamento e distribuição de água, tendo uma preocupação, especialmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica”, disse.

O Programa Fundo Social – Criado em 07 de janeiro de 2004, pela Lei Municipal nº 6.082 e alterado em 16 de setembro de 2004, pela Lei Municipal nº 6.192, oferece a possibilidade de “quitação dos débitos relativos às tarifas de fornecimento de água potável e coleta, afastamento e tratamento de esgotos sanitários e preços públicos cobrados em virtude de ligações novas de água e esgoto”, de consumidores que comprovadamente atendam aos critérios da avaliação social por entrevista socioeconômica com assistente social do Daae.

Aos consumidores beneficiados pelo Programa não é repassada nenhum tipo de despesa e o recurso aplicado em remissão de débitos retorna à autarquia, sendo, portanto, um programa autossustentável.

Maior congresso de saneamento do país – Com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o congresso será realizado de modo presencial, em Curitiba, e online em plataforma digital e exclusiva, de 17 a 20 de outubro de 2021.

O Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil.

Gerência de Comunicação e Eventos, 30 de julho de 2021.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!