A Reforma da Previdência de 2019 adiou o sonho de aposentadoria de muitos trabalhadores. No entanto, com as informações certas, é possível antecipar esse descanso tão esperado.
A verdade é, para garantir uma aposentadoria antecipada, a única opção é aumentar o seu tempo de contribuição ao INSS.
E existem ao menos oito maneiras de ampliar o tempo de contribuição, e se aposentar mais cedo, são elas:
Atividade Especial
Se você trabalhou exposto a agentes nocivos, pode aumentar seu tempo de contribuição entre 20% e 75%. Isso pode resultar em uma aposentadoria antecipada e um benefício maior, desde que a atividade seja comprovada por documentos como o PPP.
Recolhimento em Atraso
É possível recuperar períodos de trabalho não pagos ao INSS, desde que com a documentação correta. Para períodos menores de 5 anos, o próprio segurado pode emitir guias, mas é recomendável orientação jurídica.
Tempo de Trabalho Rural
O tempo em que você trabalhou na lavoura, mesmo quando jovem, pode contar para a aposentadoria se comprovado por documentos.
Forças Armadas
O tempo de serviço militar pode ser contado como contribuição ao solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Reclamatória Trabalhista e Períodos Não Recolhidos
Períodos trabalhados sem registro ou não recolhidos pelo empregador também podem ser incluídos, seja por decisão judicial ou por meio de documentos como holerites.
Benefícios do INSS
Períodos em que você recebeu auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, intercalados com contribuições, também são válidos.
Escola Técnica
Períodos em escolas técnicas até 1998, onde você recebeu alguma remuneração ou ajuda de custo, podem ser incluídos como tempo de contribuição.
Se você se enquadra em algumas dessas situações, procure um advogado previdenciário de confiança para te direcionar da melhor forma e garantir quanto antes seus planos!
Comentários: