A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec Brasil) anunciou seu apoio ao evento ‘Diálogos Temáticos para Neoindustrialização’, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Com uma programação extensa de workshops, paineis temáticos vão compor a grade de palestras entre os dias 2 e 5 de setembro, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento será realizado no Campus de Laboratórios do Inmetro, e terá como foco as perspectivas para a indústria brasileira de base biotecnológica.
Segundo a organização do evento, composta ainda pelos apoios do Departamento de Inovação da UERJ, da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e pelo PTB, as discussões vão abordar a realidade atual da indústria, que está passando por transformações contínuas. Um dos assuntos é o cenário da metrologia científica que é apresentada como um elemento fundamental, sustentando vários avanços ao assegurar precisão e qualidade nos processos industriais.
De acordo com o Inmetro, o workshop tem por objetivo reunir representantes do governo, da indústria, de institutos metrológicos internacionais, de órgãos de fomento e de empresas do setor industrial, para debater e refletir as estratégias que fomentem iniciativas conjuntas em prol da neoindustrialização brasileira.
Um dos destaques do evento será a participação da presidente da Anbiotec Brasil, Vanessa Silva da Silva, que discutirá a relevância da biotecnologia e a necessidade de um ecossistema industrial que promova o desenvolvimento biotecnológico nacional. Ela enfatiza a importância de reduzir a dependência tecnológica e de ampliar o acesso à saúde, além de contribuir para a geração de empregos qualificados em um setor que exige alto nível de conhecimento.
“Este evento é um momento muito interessante de diálogo e levarei para o evento os casos de sucesso e inovações desenvolvidas em nossa rede de associados, apresentando as nossas pautas frente a regulação de produtos e de processos”, comenta Vanessa Silva.
Os ingressos para o evento estão disponíveis na plataforma Sympla. A programação contará ainda com transmissão ao vivo pelo canal do Inmetro no YouTube.
Programação completa do evento:
09h00 – 09h40 – Palestra de abertura: Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a estratégia sistêmica para o fortalecimento da indústria da Saúde no Brasil - Karla Montenegro (Centro de Estudos Estratégicos/Fiocruz).
09h40 – 10h00 – Coffee-break
10h00 – 11h30 – Mesa Redonda: Avanços e Desafios dos Produtos Biológicos na Saúde
10h00 – 10h15 – Palestra 1: Internalização da tecnologia de células CAR-T - Martín Bonamino (INCa/Fiocruz).
10h15 – 10h30 – Palestra 2: Desenvolvimento Tecnológico – Ana Cláudia (Bio-Manguinhos/ Fiocruz).
10h30 – 10h45 – Palestra 3: vacinas de mRNA - Patrícia Neves (Bio-Manguinhos/ Fiocruz).
10h45 – 11h00 – Palestra 4: Proteínas terapêuticas - Luiz Maurício Trambaioli Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
11h00 – 11h30 – Discussão
11h30 – 13h30 – Almoço
Parte da tarde: Perspectivas na Biotecnologia para Alimentação Sustentável: Desafios e Soluções*
13h30 – 14h10 – Panorama nacional das empresas de biotecnologia - Vanessa Silva (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia – Anbiotec).
Para saber mais detalhes da programação, clique aqui.
Comentários: