Ao administrar um negócio, todos os tipos de atividades de marketing, deve-se lembrar de responder a duas perguntas: qual é o objetivo das atividades de marketing e a quem elas são dirigidas?
Para responder a esta última, vale a pena considerar qual é o público-alvo da marca: quem é o potencial cliente e público das nossas mensagens. Eles podem ser pessoas diferentes? Certamente, porque pode haver vários destinatários.
Então, como determinar o público-alvo, especialmente de atividades de marketing de conteúdo na web?
O que é uma persona e como identificá-la?
Uma persona nada mais é do que um representante do público potencial da nossa marca. Este é um cliente modelo. Portanto, é bom abordar a definição de forma majoritária: atentar para as semelhanças entre os clientes e suas características comuns. Começamos com dados básicos, por exemplo, dados demográficos, como sexo, idade ou local de residência.
Na próxima etapa, especificamos a persona, dando a ela possíveis interesses, profissão, estilo de vida e até aparência. Tudo depende do perfil de negócio que gerimos e do canal de comunicação que iremos utilizar para localizar o público-alvo.
Por que vale a pena definir o público-alvo da marca?
O mais importante para a eficácia das ações de marketing da empresa (incluindo atividades online) é definir o seu objetivo, bem como escolher os canais de comunicação adequados. Dependendo do setor e do público-alvo, esses canais serão diferentes.
O lucro básico resultante da definição do público-alvo da marca é a seleção hábil dos canais de comunicação (que excluirá o uso de mídias inadequadas).
Outro aspecto positivo da definição do público-alvo é a definição da imagem da marca. Para se aproximar do seu público, a marca deve “tornar-se” semelhante a ele. Portanto: use uma linguagem semelhante, envie mensagens relacionadas aos interesses de um determinado público-alvo e se manifeste nas discussões importantes para eles. No entanto, para saber quais deles merecem atenção e quais não, você precisa conhecer os hábitos do seu público-alvo online.
O último benefício importante da definição do público-alvo é a realização de atividades conscientes de construção da imagem da empresa. Sim, podemos realizar ações padrão na forma de mídia social e escolher aleatoriamente Instagram ou Facebook. Mas como ter certeza de que é aqui que estarão nossos potenciais clientes e que essas ações trarão resultados? Certamente, definir a persona e entender nossos destinatários nos aproximará do objetivo.
Qual é a diferença entre um receptor de marca e um receptor de suas mensagens?
O público-alvo nem sempre será uniforme, por exemplo, mulheres com mais de 35 anos. Existem algumas que são mães, então podem se interessar por produtos infantis. Outras não têm filhos. Existem aquelas sendo donas de casa e poderiam querer saber mais sobre uma Geladeira inox. Outras talvez não gostem desse tipo de coisa e passam o maior tempo fora de casa.
O círculo de destinatários pode ser diversificado, dependendo do canal de comunicação selecionado ou das ferramentas que usamos para promoção. Os destinatários da marca são todos os que se interessarão pelo produto ou serviço.
Também pode haver várias pessoas, mesmo em um canal, por exemplo, um blog da empresa. Podemos designar vários grupos, porque as postagens divididas por tema atenderão às necessidades de diferentes pessoas.
Por exemplo, uma postagem sobre os benefícios do marketing de conteúdo será dirigida a clientes em potencial, e uma postagem sobre ferramentas de marketing de conteúdo será de interesse de especialistas iniciantes e funcionários de agências em potencial. No entanto, embora um especialista iniciante seja o destinatário de nossas mensagens, ele não será um cliente, porque não endereçamos nossa oferta a ele.
Quais são os métodos para identificar os públicos-alvo?
Determinar o público-alvo da marca é uma tarefa aparentemente simples e pode ser feita intuitivamente, identificando o uso do produto oferecido ou os benefícios de um determinado serviço. No entanto, para fazer uma análise mais profunda e completa, vale a pena usar vários métodos.
Google Analytics
Esta é uma ferramenta que permite verificar o perfil do nosso consumidor. Podemos examinar dados demográficos ao longo do tempo, dados comportamentais e dados geográficos sobre ele. Com isso, saberemos em qual região temos a maior taxa de conversão, qual é o gênero dos clientes e seus interesses. Todos esses dados podem nos fornecer informações que definem a persona.
Ao analisar o perfil dos destinatários das nossas mensagens nas redes sociais, conseguimos determinar a sua idade, sexo, nacionalidade, interesses ou profissão. Ao realizar a segmentação inicial, devemos considerar quem pode nos interessar e excluir pessoas que certamente não aproveitarão a oferta.
Durante a triagem inicial, é uma boa ideia especificar opções como localização, idioma, idade e sexo. Com base nesses dados, traçaremos o grupo geral de pessoas que podem comprar o produto ou se interessar por nosso serviço. Isso também permitirá que você reduza seu público-alvo de forma contínua.
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