Afinal, como está o mercado de roupa infantil? Antes de tudo, quando se fala em negócio de moda infantil, ele funciona basicamente como a moda feminina e masculina. Afinal, todos esses negócios seguem o mesmo princípio, comprar um produto de um fornecedor ou desenvolver esse produto, e vender para o consumidor final.
Por sua vez, esse produto precisa atender a uma demanda do mercado e deve ter um custo capaz de gerar um preço competitivo. Porém, existem características particulares do mercado de roupa infantil menina e menino.
Então, continue a leitura para saber como uma loja de moda infantil deve cativar as crianças e também os pais.
Como está o mercado de roupa infantil: Características da moda infantil
Primeiramente, definir um nicho para a moda infantil é fundamental. Isso porque, assim como na moda adulto, ter claro se você trabalhará com meninas, meninos ou com os dois gêneros é o primeiro passo para planejar o seu negócio de moda infantil.
Após essa definição, também é fundamental pensar no estilo de vida das crianças que são seu público-alvo. Uma vez que existem vários estilos de crianças e você precisa saber quais delas cogita atender.
Ou seja, pode ser um estilo de vida mais pé no chão, ou mais artesanal, ou até mais divertido. Ou então um estilo mais arrumadinho, já que algumas crianças se vestem parecidas com adultos.
Além disso, mais um ponto fundamental na moda infantil são os pais. Afinal, quem compra realmente o produto são os pais. Então, o seu consumidor final principal, que você quer cativar, são as crianças, os pais, ou ambos? Em suma, essa é uma questão de grande dificuldade e precisa ser respondida na moda infantil.
Como está o mercado de roupa infantil: a Moda Infantil tem vários tamanhos
Definitivamente, trabalhar com moda infantil é definir o nicho, o estilo das crianças e também considerar os pais ou quem irá presenteá-las. Após definir todos esses aspectos, você deve considerar qual faixa etária deseja trabalhar.
Isso porque, na moda infantil, assim como na moda adulto, existem vários tamanhos. Por exemplo, na moda feminina temos tamanhos padrão, que normalmente vão do 36 ao 46.
Sendo assim, definir os tamanhos que você trabalha é um ponto essencial. Afinal, nem sempre é possível fazer um mesmo produto em todos os tamanhos. Além disso, os estilos também vão mudando conforme a faixa etária.
Assim, as faixas etárias principais que você precisa considerar são:
Bebês
Começando pelos bebês. Em suma, temos um nicho que não é muito explorado aqui no Brasil, o de bebês prematuros. Então, considere que nosso país tem uma alta taxa de bebês que nascem prematuros.
Por sua vez, as roupas para esses bebês devem ser ainda menores. Isso faz com que o tamanho de roupas para bebês prematuros seja um subnicho de moda infantil.
Dessa maneira temos os tamanhos: prematuro, recém-nascido, até 3 meses, até 6 meses, 9 meses, 1 ano, 18 meses (ou 1 ano e meio) e 2 anos. Por fim, o tamanho de 2 anos encerra essa faixa de tamanhos onde, normalmente, encontramos os mesmos modelos de produtos.
Pré-escolar
Já essa faixa etária de moda infantil pega crianças de 2 até os 6 anos. Nesse caso, as calças já não vão ter o quadril tão largo, porque não há mais o uso da fralda. Além disso, temos menos body e macacão, porque essa já é uma criança que vai ao banheiro.
Dessa maneira, para definir as peças, considere realmente as necessidades da criança. Ou seja, produtos que as crianças vão se sentir confortáveis em usar e que os pais vão buscar por ser uma solução para o dia-a-dia deles.
Moda infantil escolar até a pré-adolescência
Por fim, após os 6 anos, a próxima faixa etária já é a das crianças grandes. Portanto, crianças em idade escolar a partir dos 6-7 anos até a pré-adolescência. Algumas marcas de loja roupa infantil se especializam nessa faixa da pré-adolescência.
Nesse caso, o grande diferencial é que as crianças um pouco maiores já começam a ter consciência do que elas estão usando. Isso significa que elas podem até se apegar mais a alguns estilos, pois nessa fase elas estão verdadeiramente desenvolvendo a identidade.
Como está o mercado de roupa infantil: tendências para 2022
Agora que você já entende um pouco mais sobre esse mercado, está na hora de conferir quais são as tendências da área. Por exemplo:
Oferecer diferenciais de cores e conforto;
Buscar novas maneiras de pensar a moda, produzir, de acessar esse cliente.
Entender a sua audiência, ou seja, preciso segmentar.
Assumir mais compromissos ambientais e de responsabilidade social.
Mais agilidade no atendimento ao cliente
Prezar pela transparência e sempre humanizar a marca.
Trazer cada vez mais a tecnologia para a comunicação.
Em suma, esses são os principais pontos de tendência que você deve prestar atenção. Assim, boas lojas de moda infantil também estão sempre em busca de se modernizar para atender cada vez melhor seus clientes.
Portanto, você pode pensar em quais categorias de produto você quer oferecer para atender as necessidades da criança ou dos pais.
Então, o que você achou sobre como está o mercado de roupa infantil? Deixe seu comentário.
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