Se você prestou algum concurso público nos últimos meses e quer saber se passou, você precisa focar um pouco no processo de convocação, que acontece logo após os resultados das provas serem divulgados.
Para quem fique tranquilo, saiba que o órgão geralmente entra em contato com o candidato a partir de um dos dados deixados. E, claro, é fundamental que esses dados estejam corretos, afinal, perder sua vaga por conta de um deslize desse não é nada para se pensar. Então, seja por telefone, endereço eletrônico ou telegrama, você receberá a notícia.
Mas, também pode utilizar outras formas para saber se foi aprovado! Assim sendo, passaremos aqui como você pode ficar tranquilo com sua aprovação ou reprovação em um curso, acompanhe a seguir.
Verifique o Diário Oficial da União!
Você pode verificar o Diário Oficial para saber se foi aprovado, então, tente olhar periodicamente para saber se a sua aprovação realmente aconteceu. Poderá constar isso a partir da homologação do concurso, assim que elas começarem, a convocação será feita.
No Diário Oficial da União também poderá ver os resultados de outros processos. Além disso, após a convocação sua relação com o concurso se tornará pública. Dessa forma, a transparência se torna a parte mais importante na criação de uma relação mais direta com os candidatos e a sociedade na totalidade.
No diário poderá encontrar também vários outros pontos importantes, principalmente referente às decisões públicas. Lá são registradas todas as importantes ações realizadas pelo poder público.
Você também pode telefonar!
Quer saber se passou no exame? Você pode telefonar para ter uma resposta mais direta! Em todos os rbo concursos carapicuíba, públicos o Departamento de Recursos Humanos daquele órgão é responsável por fazer a convocação. Então, se deseja saber seu resultado e se poderá entrar no cargo, é melhor ligar para esse setor.
Além disso, ele é o único setor que poderá informar corretamente todas as informações referentes à convocação. Sabem tudo sobre aquelas pessoas chamadas e também sobre aqueles que ainda serão convocados. Sendo assim, faça ligações periódicas para o local, assim poderá também se atualizar sobre o processo.
Ah! Uma boa dica é conferir o número correto antes de fazer o concurso. Assim se mantém informado sobre o andamento de qualquer etapa. Nem sempre você precisará ligar, mas, caso aconteça, esteja preparado para entrar em contato com o local.
Mas… seria possível você não ser aceite no concurso público? Como?
Como acontece a convocação?
Umas das características mais importantes dos concursos públicos é a divisão em etapas, em outras palavras, até o final ele passará por diversas alterações. Dessa forma, o que você pode fazer para aliviar é se informar mais sobre todas elas. E sim, até o final você arrisca perder sua vaga.
A primeira etapa é a prova. Nela terá que competir com muitas pessoas. É um processo longo, mas que elimina boa parte das pessoas rapidamente, por isso é necessário estudar e se dedicar bastante. É também a única etapa em que competir com muitas pessoas é necessário.
Após isso a homologação do processo começará. Geralmente, o primeiro motivo para não ser chamado é referente a quantidade de vagas. Se um concurso tem 10 vagas e você passou em 11°, não poderá entrar! No entanto, seu nome entrará em uma lista de espera, que pode ser atualizada caso o candidato desista.
Vale lembrar que você pode ter uma nota igual a do (10°) lugar, mas não conseguir a vaga e continuar sendo o (11°). Isso porque, no processo de seleção, para existir o desempate, são considerados vários fatores.
Após isso, deve continuar firme nos processos. São algumas etapas para conseguir exercer o cargo e geralmente é um pouco burocrático. No entanto, não é nada muito complicado e, geralmente, o único motivo para ser eliminado nesse momento é a desistência. Não comparecer a algumas das últimas etapas pode causar isso.
Quanto ao tempo de validade
Também é interessante saber que todo concurso tem um tempo de validade. Você será convocado durante o período. É fundamental que saiba fazer bom uso do tempo, sempre entrando em contato de forma periódica como mencionamos acima.
Também é válido prestar atenção mesmo que não tenha passado de início. Principalmente se estava muito próximo da vaga, tente manter atenção em seu telefone e continuar verificando o diário oficial da união.
Você também pode tirar algumas dúvidas a partir do canal de RH. Assim sendo, uma ligação pode ser tudo que precisa para resolver problemas.
Conclusão
Pronto, você já sabe de todas as dicas para saber se passou em um concurso público. Mas lembre-se que para conseguir o cargo é fundamental passar por todos os processos, mantenha sempre uma linha de comunicação com o órgão que ofereceu o concurso!
Espero que tenha gostado, e se quiser saber mais sobre as melhores dicas e estrategias para usar em concursos públicos, acesse o Portal master concursos!
Comentários: