Araraquara News

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025

Geral

Como investir dinheiro e ter lucro mensal: 6 dicas

Confira como investir dinheiro e ter lucro mensal com 6 dicas que funcionam na prática

Wagner Santos
Por Wagner Santos
/ 809 acessos
Como investir dinheiro e ter lucro mensal: 6 dicas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O sonho de muitos brasileiros é aprender como investir dinheiro e ter lucro mensal para poder viver disso.

Muitas pessoas sonham em saber como investir e ter bons lucros mensalmente. Simplesmente sem fazer nada apenas com o tempo. Muitas pessoas na internet vendem esse sonho estranho, com lucros estratosféricos e questionáveis.

Com isso, muitas pessoas acabam por desconfiar do mundo dos investimentos. Mas, ter lucros é possível sim, porém, na medida certa. É necessário ter paciência e se educar para ter sempre rendimentos para investir mensalmente.

Publicidade

Leia Também:

Nesta matéria iremos te ensinar, a investir em um investment banking e ter sempre rendimentos mensalmente de forma segura.

Como investir dinheiro e ter lucro mensal?

A seguir, veja 6 dicas para aprender como investir dinheiro e ter lucro mensal.

1 - Crie um planejamento objetivo e claro

Se você deseja investir da forma correta e construir uma boa vida financeira, procure quitar suas dívidas primeiro. Depois disso, construa uma reserva de emergência, e use esse dinheiro somente em necessidades e separe a parte para investir.

Procure deixar sempre bem claro quais são seus objetivos e o que pretende fazer. É para construir uma aposentadoria? Ou o objetivo de guardar o dinheiro é fazer uma viagem ou comprar um imóvel melhor?

Tenha sempre em mente o porquê de guardar dinheiro. E assim você conseguirá saber seu perfil de investimentos para começar.

2 - Defina seu perfil de investidor

Você precisa saber qual é o seu perfil de investidor. Ele é o que irá definir o seu grau de tolerância aos riscos expostos dos seus investimentos. Eles são classificados basicamente como:

  • Conservador - Não tolera riscos;
  • Moderado - Tolera alguns riscos de perdas;
  • Arrojado - Pessoa propícia a aceitar um risco e volatilidade maior.

Tenha sempre em mente que você pode até ter um perfil de investimentos, porém, ao longo da vida ele muda. Principalmente porque haverá momentos onde você irá arriscar mais, ou momentos onde você irá aceitar investimentos arriscados.

É normal que haja oscilações de mercado, mas a forma com que seu perfil será definido é feita por um questionário simples que todas as empresas de investimento são obrigadas a fazer. Normalmente esse perfil é respondido e definido quando você vai abrir uma conta em uma corretora de valores, por exemplo.

3 - Abra conta em uma corretora de valores

A corretora de valores é a instituição que irá fazer o papel de ajudar você investidor a fazer aplicações corretas e seguras. Sendo assim, você terá de procurar uma corretora de valores para poder abrir conta e ter acesso a vários tipos de investimentos disponíveis.

Nos dias de hoje, os investimentos estão muito facilitados, e pode-se transferir os recursos em qualquer momento de qualquer lugar. Existem muitas corretoras com taxas baixas atualmente, ou que sequer cobram taxa de corretagem.

A maioria delas conta com profissionais qualificados para te dar suporte sempre que você precisar de auxílio para investir.

4 - Escolha bem os prazos de investimentos

Existem diversos prazos de investimentos para que você possa investir os seus recursos. Os principais são: curto, médio e longo prazo. Cada um deles tem um período de investimento e rendimento. Normalmente eles são dados no momento em que se assina o contrato.

Existem investimentos que você pode ter por toda a vida, e os principais nessa categoria são: ações, ETF's, BDR's. Todos estes podem ser feitos na bolsa de valores. Conheça bem os prazos dos investimentos.

Quando se tem um objetivo definido, saber qual o prazo é a melhor coisa para se chegar ao ponto de conseguir aquele bem ou saber quais riscos se pode correr.

5 - Relação risco x retorno

Se você quer começar a investir mensalmente, precisará entender o que significa essa relação entre retorno e risco. Existem diversos tipos de investimentos que não são ruins, mas que não tem bons resultados.

Nem por isso você não poderá optar por eles. Tudo vai depender do seu objetivo e momento de vida. Qual é a sua expectativa de tempo, retorno e risco? Avalie sempre isso!

6 - Planeje sua carteira de investimentos

Quando se vai montar uma carteira de investimento, é recomendado que você procure fazer micro e macro alocação. As macro são aquelas que têm um percentual de patrimônio bem segmentado, principalmente em renda variável e fixa.

Já as micro alocações, podem ser feitas com alguns pequenos títulos que se pode comprar. Como por exemplo: BDR's, Tesouro direto ou Investimento em fundos. Não haja por impulso, procure decidir sempre da melhor forma para se ter lucros sempre.

Comentários:
Wagner Santos

Publicado por:

Wagner Santos

Com um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo com atualizações sobre SEO para o PortalN10...

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar