Será que tem como saber se o óvulo foi fecundado? Se você está tentando engravidar, então com certeza essa é uma dúvida da qual você costuma ter.
A fecundação nada mais é do que o processo de gerar uma vida. Mas, para que isso possa acontecer, há todo um percurso do qual é preciso trilhar.
Por isso, se você quer entender um pouco melhor se tem como saber se o óvulo foi fecundado, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar tudo a esse respeito.
O que é fecundação?
A fecundação nada mais é do que quando o espermatozoide é capaz de entrar no óvulo. Mas, para que isso se torne possível, é necessário que o homem produza uma quantidade saudável de espermatozoide e a mulher libere o óvulo.
Ambos materiais biológicos devem se encontrar na Trompa de Falópio, e é ali que acontece a fecundação propriamente dita.
Mas, se porventura não houver fecundação, então o espermatozoide morre dentro do órgão reprodutor feminino, sendo que o corpo acaba expelindo o óvulo com a menstruação.
Passo a passo da fecundação
Primeiro de tudo, o processo começa com o funcionamento do órgão reprodutor feminino, uma vez que são os ovários os responsáveis por armazenar os folículos.
Todos os meses, os ovários expelem óvulo maduro. Quando isso ocorre, o material começa o seu trajeto pelas Trompas de Falópio, local em que deve encontrar o espermatozoide para que haja a fecundação.
No entanto, para os espermatozoides, o trabalho é um pouco maior, haja vista que o caminho é mais longo, cerca de 18 centímetros.
A fecundação só acontece quando o espermatozoide consegue fazer todo esse trajeto e consegue se encontrar com o núcleo do óvulo e, assim, mistura o material genético feminino com o masculino.
Etapas do processo de fecundação
Na verdade, é tudo uma questão de tempo até que a fecundação resulte no feto e, em seguida, em um bebê.
Ainda é possível dividir esse processo em etapas, mas eles costumam ocorrer quando o material biológico dos pais já se fundiram, mas ainda estão percorrendo o caminho até chegar ao útero.
Para facilitar, abaixo detalhamos esse processo:
- Depois da fecundação, o óvulo, junto com o espermatozoide, transforma-se em um zigoto;
- Após 30h da fecundação, o zigoto faz a divisão celular, começando em duas, depois quatro até chegar em oito;
- Por volta de 72 a 84 horas após a fecundação, o material começa a se transformar em uma mórula;
- Somente depois de 5 dias é que há o desenvolvimento de um blastocisto;
- O blastocisto precisa se implantar no útero materno, para que só em seguida possa começar o desenvolvimento do saco gestacional, seguido do feto.
Tenha em mente que esse processo todo pode levar até seis dias depois de uma relação sexual, sendo que o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.
Como saber se o óvulo foi fecundado?
Existem sim algumas maneiras de saber se o óvulo foi fecundado. Para isso, basta ficar atento aos principais sintomas.
Nesse caso, os sintomas da fecundação são os mesmos da gestação, sendo que os mais comuns são os seguintes:
- Cólica abdominal leve durante o 6° ou 7° dia depois do período fértil;
- Corrimento rosado depois de 10 a 12 dias do período fértil;
- Seios doloridos e inchados;
- Sonolência e cansaço em excesso.
É interessante mencionar também que, hoje em dia, os testes de farmácia possuem uma tecnologia capaz de detectar a gestação a partir do primeiro dia de atraso menstrual.
Fecundação com auxílio da medicina
Por fim, é possível que os casais que queiram engravidar com maior facilidade contem com o apoio da medicina.
No caso daqueles que irão fazer inseminação artificial, a medicina ajuda a selecionar os melhores espermatozoides e a inserir esse material o mais próximo possível das Trompas de Falópio.
Já nos casos de fertilização in Vitro, após a doação de óvulos e demais materiais biológicos, basta manipular em laboratório. Ou seja, nesse caso, a fecundação acontece com ajuda do embriologista.
Quanto tempo após a relação pode ocorrer a nidação?
A nidação nada mais é que um leve sangramento com tonalidade marrom ou rosa-claro, o qual acontece antes do período menstrual.
A nidação é uma confirmação de que o blastocisto se firmou na parede do útero, isto é, que ocorreu o processo de implantação do óvulo no útero.
Estima-se que a nidação aconteça a partir do sétimo dia depois da fecundação.
Comentários: