Araraquara News

Domingo, 08 de Dezembro de 2024

🔴 Ao vivo

Geral

Como ser um bom pai: 5 dicas

Confira 5 dicas de como ser um bom pai

Wagner Santos
Por Wagner Santos
/ 360 acessos
Como ser um bom pai: 5 dicas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ninguém falou que ser um bom pai seria fácil. Pouco importa quantos anos seu filho tem, ou quanto filhos você tem, é preciso que você saiba que o trabalho de um pai jamais acaba.

Para ser um bom pai, é preciso que você seja presente; seja uma pessoa exemplar, um bom tutor, que compreenda as necessidades do filho sem se deixar controlar.

Como ser um bom pai?

Se você deseja saber como ser um bom pai, veja as orientações abaixo.

Publicidade

Leia Também:

E caso seus filhos sejam mais velhos lembre-se que mandar mensagens todos os dias para manter uma comunicação ativa é fundamental.

Então, você pode mandar mensagens de bom dia motivacionais, notícias do interesse dos seus filhos, etc.

1. Tenha tempo para seus filhos 

Seus filhos não vão se importar se você tem a casa mais valiosa do bairro, ou se você acabou de ser promovido na empresa.

A única coisa que ele se importa é se você vai estar presente no jantar, se irá brincar com ele antes de se deitar.

Se você deseja ser um bom pai, é preciso que você guarde um tempo para passar com seus filhos – ou pelo menos semanas alternadas – não importa o quanto esteja atarefada. 

Anote esse tempo na sua agenda. Utilize esse tempo para zelar pelos seus filhos e não deixe que outras tarefas atrapalhem.

Caso você tenha mais de um filho, separe um tempo para cada um deles individualmente: desta forma, as suas relações irão se desenvolver.

Caso você esteja muito cansado a ponto de não conseguir se levantar para jogar futebol com seu filho, pense em outro programa, como assistir a um jogo de futebol ou filme. O importante é que você esteja com ele.

2. Esteja presente nos momentos importantes 

Apesar de planejar um “tempo com o pai” para seus filhos a cada semana seja uma excelente forma de fortalecer a relação de vocês, é preciso que você faça o possível para estar nos momentos importantes da vida deles.

Planeje bem a sua agenda de trabalho para que você consiga comparecer no primeiro dia de aula do seu filho, ou na graduação do ensino médio da sua filha.

Seu filho jamais esquecerá esse momento e ter você com ele significará bastante.

Pode ser que você esteja bastante atarefado quando um dos seus filhos estiver prestes a ter um acontecimento importante, mas caso você perca esse momento, sem dúvidas irá se arrepender depois.

3. Ensine as lições importantes 

É preciso que um bom pai esteja presente para ensinar seu filho como completar as atividades básicas da vida.

É possível ensinar seu filho como escovar os dentes adequadamente, como utilizar o banheiro, ajudar a aprender a andar de bicicleta e a dirigir quando ele completar 18 anos.

Também é preciso ensiná-los grandes lições da vida, bem como as tarefas diárias menores.

Divida todas as lições com sua esposa. Ambos devem ensinar aos filhos as coisas relevantes que eles precisam compreender para crescer cada dia mais.

Ajude os filhos a aprenderem com os próprios erros. Quando eles fizerem algo de errado, é preciso que você ajude-os a enxergar a razão e dialogar sobre como evitar esse tipo de erro no futuro em vez de simplesmente castigá-los e seguir em frente.

4. Construa uma comunicação sólida

Além de estar presente nos momentos importantes da vida do seu filho, é muito importante também se comunicar com eles ao estar presente.

Nem sempre é necessário fazer algo emocionante com seus filhos para que eles apreciem estar com você – só é preciso que os pais se concentrem em se comunicar com os filhos e entendam as preocupações deles.

Dialogue com seus filhos frequentemente para que você entenda quais são suas preocupações, quais os afazeres da semana e o que eles estão planejando.

Não faça perguntas superficiais como por exemplo “Como foi seu dia?" sem nem querer saber a resposta.

Caso seus filhos sejam adolescentes ou estudantes universitários atarefados, então pode ser que eles não queiram falar sobre os detalhes da vida diária deles com você. Questione somente o necessário para que eles entendam que você se preocupa, mas sem sufocá-los. 

5. Planeje viajar com seus filhos

Um bom pai reserva um período para viajar com os filhos. Você pode viajar todo ano para pescar com seus filhos, levar seu filho para a praia, ou até mesmo viajar para acampar.

Seja qual for o programa, tente tornar o momento especial, inesquecível e algo que consiga se repetir pelo menos uma vez ao ano, de maneira que você tenha construído uma rotina divertida para sua família. 

Caso a mãe dos filhos esteja presente na viagem, tire um tempo para ficar sozinho com eles quando for possível.

Organizar essas viagens com antecedência proporcionará aos seus filhos algo divertido e diferente para que eles fiquem ansiosos.

Comentários:
Wagner Santos

Publicado por:

Wagner Santos

Com um histórico rico em estudos de casos e testes práticos, que se estendem desde clientes variados até projetos pessoais. Atualmente, além de gerenciar meu próprio site sobre SEO, contribuo com atualizações sobre SEO para o PortalN10...

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar