O clima de romance está no ar, quando o mês dos namorados chega uma coisa é certa, a comemoração entre os casais! Cada um à sua maneira e com seus próprios costumes. A maneira de comemorar varia muito de lugar, tempo e claro dos casais.
Mas, você já parou pra pensar como é que essa celebração acontece em outro país? Vamos para os Estados Unidos para descobrir o que o Valentine 's Day deles tem de diferente dos nossos costumes.
Convidamos então, Anna Carolyna Diniz, fundadora da Be-Faster School of English para explicar quais as principais diferenças entre o que acontece nas celebrações lá e aqui no Brasil.
Datas e Criação do Dia
Tradicionalmente no Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho, uma vez que é um dia antes do Dia do Santo Antônio, o santo casamenteiro. Já em território americano, é comemorado no dia 14 de fevereiro, e é celebrado desde o século V na Europa em homenagem a São Valentim.
Além disso, em terras americanas o dia tem foco em qualquer tipo de amor, entre pais e filhos, irmãos, netos e avós, entre outros. Já aqui, possui foco na relação dos casais como um todo.
Dia dos Namorados
Para a surpresa de muitos, a data surgiu de forma 100% comercial. No final da década de 40, o publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo conseguiu criar uma das datas mais importantes do país.
Tudo começou quando ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para aumentar as vendas do mês de junho. Tentando replicar o efeito de presentear as pessoas como no Dia das Mães, o publicitário criou o slogan “Não se esqueçam: amor com amor se paga” e “Não é só de beijos que se prova o amor”.
A campanha teve tanto sucesso que João Dória recebeu o prêmio de melhor anúncio da Associação Paulista de Propaganda. Assim, a data passou a ser celebrada consecutivamente ano a ano, incorporando ao calendário do povo brasileiro.
Valentine’s Day
Já esta data é a celebração de São Valentim que tem uma história bem particular. A mais contada é que Valentim era um padre de Roma do século III, que foi condenado à morte, uma vez que realizou casamentos escondidos, algo que era proibido na época. Durante seu período na prisão, o padre se encantou pela filha de um carcereiro e, no dia de sua morte, enviou uma carta a ela assinada “do seu Valentim”, prática que se tornou comum hoje.
Além de um sucesso culturalmente falando, a economia norte-americana agradece. Neste período, a movimentação estimada é de 20 bilhões de dólares.
Não importa qual seja o contexto, publicitário, histórico ou econômico o importante é celebrar com quem você ama!
Sobre a Anna Carolyna Diniz:
Fundadora da BeFaster – School of English, instrutora de língua Inglesa desde 2003 e criadora do método “Transforme o seu Inglês”.
Trabalhou em NYC como interprete auxiliando deficientes visuais brasileiros à adquirir cão guia nos Estados Unidos.
Master e Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação
Neurolinguística. Formada em Hipnose Ericksoniana e coach através da
Sociedade Brasileira de Coaching em 2016.
INSTAGRAM:https://www.
YOUTUBE: https://www.youtube.com/
Comentários: