A Inteligência Artificial (IA) será uma das principais ferramentas aplicadas em ações no marketing digital em 2025. O Web Summit Rio 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, revelou que as tendências que irão moldar a relação das empresas com os clientes no futuro estão atreladas ao uso da IA.
De acordo com informações do evento, o mercado global de IA para o marketing pode alcançar US$ 24,8 bilhões no ano que vem. Para 80% dos CEOs da área, as ferramentas de Big Data terão um grande impacto em suas empresas nos próximos anos.
Com o uso da IA, a quantidade de dados criados e armazenados atingirá 100 zettabytes. Isso significa que a capacidade de memória e transferência de informações em redes virtuais será a maior já estabelecida.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que essa tecnologia é muito utilizada pelo marketing na segmentação de públicos, tendo como base informações de idade, gênero, localização, interesses e comportamentos do cliente na web.
Elaborar um relatório a partir da coleta desses dados facilita a compreensão das necessidades e preferências dos clientes e permite que as empresas ajustem as estratégias, criando conteúdos personalizados e otimizando as campanhas para alcançar melhores resultados.
Equilíbrio entre tecnologia e conexões humanas
Segundo o coordenador do MBA em IA para Negócios da Faculdade Exame, Miguel Lannes Fernandes, a tecnologia vai proporcionar muitas mudanças, mas o sucesso no marketing irá depender da capacidade das organizações de equilibrarem o poder da IA com as conexões humanas.
Ele explica que a IA vai transformar a criação de conteúdo, de modo que não será implementada apenas nos textos, como também nas imagens e nos vídeos. A partir disso, é provável que o engajamento do público com a marca aumente, assim como a relevância do conteúdo.
Miguel acredita que, nos próximos anos, a personalização do atendimento ao cliente será cada vez maior. Com a IA, é possível analisar o perfil de cada indivíduo e gerar interações adaptadas, aumentando a humanização da empresa e a retenção dos consumidores. Além disso, a análise de grandes volumes de dados permite que as organizações antecipem tendências com maior precisão.
Quando se trata de desenvolvimento e execução das campanhas de marketing, o uso da tecnologia fará com que a intervenção humana nesses projetos seja mais direcionada. As equipes poderão focar na parte criativa do trabalho, enquanto a tecnologia realizará a parte operacional, como a otimização dos processos.
Desafios para implementar a IA nas empresas
O principal obstáculo para a implementação da IA no marketing digital está relacionado ao orçamento dedicado por parte das empresas para a área. A informação foi revelada pelo estudo “Desvendando o futuro do marketing com Inteligência Artificial Generativa”, da FIA Business School.
A pesquisa mostra que, apesar de quase 80% das organizações brasileiras já terem inserido algum tipo de IA em suas estratégias de marketing, metade das companhias ainda não tem o orçamento necessário para desenvolver iniciativas mais robustas no setor.
Outro desafio está na segurança, visto que 44% dos participantes do estudo estão preocupados com violação e proteção da privacidade. No primeiro semestre de 2024, houve aumento de quase 500% de vazamento de dados, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo relatório do Centro de Recursos para Roubo de Identidade (ITRC).
É quase uma unanimidade entre os profissionais de marketing que o uso da IA é indispensável para o futuro do setor, mas outro obstáculo está na especialização de talentos, já que 42% das empresas identificam uma escassez de pessoas capacitadas na área. Como solução, a FIA Business School reforça a necessidade do treinamento contínuo dos funcionários para que as organizações usem a tecnologia da melhor forma.
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