Todo início de ano, os pais correm para garantir tudo o que os filhos precisam para a rotina escolar. Uniformes, mochilas, materiais escolares e diversos itens tomam tempo e atenção. Mas, em meio a essa correria, muitas vezes a alimentação da criança é deixada de lado, o que pode levar ao consumo excessivo de produtos industrializados ou lanches com baixo valor nutricional.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 6,4 milhões de crianças apresentam excesso de peso no Brasil, e 3,1 milhões já desenvolveram obesidade. Pensando no tempo que passam na escola, garantir opções nutritivas na lancheira é um passo essencial para um crescimento saudável.
Confira abaixo algumas sugestões de alimentos que unem sabor e qualidade nutricional para o dia a dia das crianças.
Frutas frescas: opções práticas e nutritivas
Garantir que tenha frutas na marmita infantil é possibilitar que seu filho tenha vitaminas, minerais e fibras essenciais na alimentação. Opções como banana, maçã, uva e morango são práticas e fáceis de consumir, além de serem naturalmente doces, o que agrada ao paladar infantil.
Para diversificar, cortes de melão e manga em potes individuais são uma forma atrativa de incentivar a criança a consumir mais frutas. A depender da idade, pode optar por visualidade, apostando, por exemplo, em espetinhos de frutas com pequenos pedaços coloridos.
Snacks saudáveis: trocando os ultraprocessados por opções naturais
Biscoitos recheados e salgadinhos industrializados são atrativos para as crianças, mas contêm altos níveis de gorduras e aditivos artificiais. Para substituí-los, opções como castanhas, amêndoas e chips de banana ou batata-doce assados são boas escolhas.
Outra alternativa são os cookies caseiros de aveia e banana, que aliam sabor e valor nutricional. Pequenos pacotes de pipoca feita em casa também podem ser incluídos no lanche, desde que não contenham excesso de sal ou manteiga.
Sanduíches naturais: combinações saborosas e equilibradas
Um sanduíche sempre salva a vida dos adultos, quem dirá das crianças. Os sanduíches são uma solução rápida e versátil, podendo ser adaptados para trazer mais nutrientes. Pães integrais são opções preferíveis, pois contêm fibras que ajudam na saciedade.
Para o recheio, frango desfiado, ricota temperada, pasta de atum ou queijo branco são alternativas leves e ricas em proteínas. Acrescentar folhas de alface e fatias de tomate dá um toque de frescor e agrega vitaminas ao lanche.
Nutricionista explica efeitos da alimentação nas escolas
Preparar a lancheira infantil pode parecer um desafio, mas pequenas mudanças fazem diferença na qualidade alimentar da criança. O segredo está na variedade e no equilíbrio dos alimentos escolhidos, evitando monotonia e garantindo um cardápio que atenda às necessidades nutricionais.
Incluir frutas, proteínas, carboidratos saudáveis e laticínios de qualidade contribui para o crescimento e bem-estar das crianças. Com um pouco de planejamento, é possível oferecer opções saborosas e saudáveis, incentivando bons hábitos desde cedo.
Iogurtes e leites vegetais: fontes de cálcio e proteína
Iogurtes naturais são ricos em cálcio e probióticos, ajudando na saúde intestinal. Evite os iogurtes adoçados industrialmente e dê preferência para os naturais, que podem ser combinados com pedaços de frutas ou um leve toque de mel.
Alternativas como leites vegetais de amêndoas ou aveia também são interessantes para crianças com restrições a laticínios. O importante é garantir uma fonte de cálcio para um bom desenvolvimento ósseo.
Bolos e pães caseiros: opções menos processadas
Bolos e pães preparados em casa permitem maior controle sobre os ingredientes utilizados. Substituir o açúcar refinado por mel ou mascavo e optar por farinhas integrais torna essas opções mais nutritivas.
Bolos de cenoura, banana ou maçã, sem coberturas excessivamente doces, podem ser um lanche ideal para dar energia ao longo do dia. Pães caseiros ou pequenas torradas que podem conter fios de azeite, enriquecidos com sementes como chia e linhaça complementam o cardápio de forma equilibrada.
Comentários: