Araraquara News

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

🔴 Ao vivo

Saúde

ANEURISMA DE CARÓTIDA LEVA MÁRCIA SENSITIVA PARA CIRURGIA

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
/ 186 acessos
ANEURISMA DE CARÓTIDA LEVA MÁRCIA SENSITIVA PARA CIRURGIA
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Algumas doenças vasculares são bastante silenciosas, como o aneurisma. Uma das grandes influenciadoras digitais, Márcia Sensitiva, foi internada no fim de fevereiro  para uma cirurgia de aneurisma da carótida.

Os aneurismas são decorrentes de uma dilatação anormal da artéria, acometendo qualquer uma delas no corpo, como por exemplo, a do abdome, pescoço, atrás dos joelhos, braços e o cérebro.

A condição tem várias causas, sendo muitas vezes ligadas à genética. O cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, explica que os genes podem provocar o enfraquecimento das paredes arteriais, ou levar o indivíduo a desenvolver outras condições, como hipertensão e aterosclerose, situações que também podem ser adquiridas ao longo da vida, com os maus hábitos. 

Publicidade

Leia Também:

Dessa forma, o fumo, a pressão alta não controlada e as patologias que elevam a fragilidade de artérias cerebrais, como aquelas que atingem a produção de colágeno, ampliam esse risco. Ainda existem os casos congênitos, quando uma pessoa já nasce com um defeito na parede arterial.

Um aneurisma de carótida compromete uma das principais artérias responsáveis pela irrigação e oxigenação do cérebro. Uma ocorrência desse caráter pode crescer e comprimir áreas do cérebro, “causando a diminuição da força e alterações na fala e na visão, levando ainda, a um mini derrame ou acidente vascular cerebral (AVC)”.

A própria Márcia divulgou um vídeo em suas redes sociais, informando que já tinha conhecimento de sua condição, tendo dois aneurismas no local, porém, um deles cresceu muito e, dessa forma, a única solução é cirúrgica.

Pela característica assintomática da doença, muitos indivíduos apenas descobrem a existência, quando se rompe, causando uma dor de cabeça considerada intensa, perdas de consciência, confusão mental e vômitos. Contudo, vale ter atenção aos possíveis sinais de um aneurisma de carótida, com a presença de um caroço latejante no pescoço, inchaço facial e a rouquidão.

Por esses motivos, Josualdo reforça a importância de manter um acompanhamento com um cirurgião vascular, sobretudo, quando existem casos na família. O diagnóstico requer análise do histórico familiar e o pedido de exames de imagem, como tomografia ou ressonância do crânio. A punção do líquor costuma ser um método utilizado.

O tratamento é indicado conforme a necessidade. Em casos mais graves, como o de Márcia ou de uma ruptura, a cirurgia é a solução, porém, para aqueles mais controlados, o tratamento endovascular é uma opção.

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar