Araraquara News

Notícias/Esporte

Associação de Basquetebol de Araraquara. Uma Tradição que não se apaga!

Umas das principais modalidades do país, o Basquetebol Masculino tem história na cidade de Araraquara.

Associação de Basquetebol de Araraquara. Uma Tradição que não se apaga!
Duvulgação
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando



Nas décadas de 50/60/70 o basquetebol Araraquarense sempre foi forte e competitivo, revelando vários atletas, dentre eles Carmo de Souza, o ‘Rosa Branca’ bi-campeão mundial de basquete nos anos de 1959 e 1963 (falecido em 22/12/2008).
Já nos anos 80 e 90, os Clubes, 22 de Agosto e Araraquarense foram os principais berços e representantes da cidade na modalidade. No entanto, no ano de 1994, surgiu um projeto mantido pela Universidade de Araraquara (Uniara) inicialmente com categorias de base e anos depois, já na categoria adulta (1998), veio a obter o acesso a divisão principal do basquetebol paulista.


Seu melhor momento no inicio de 2001, a equipe comandada pelo saudoso Antônio José Paterniani o “Tom Zé”, chegou à decisão do Campeonato Paulista, perdendo a série final para a equipe do COC/Ribeirão Preto. No Nacional de 2002, após passar nas semifinais pelo então bicampeão Nacional o Vasco da Gama a equipe se sagra vice-campeã brasileira, depois de ser superada no playoff final pela equipe de Bauru.


No segundo semestre de 2002, o Uniara/Araraquara novamente alcançou o vice-campeonato Paulista.
Em 2006, participou da Nossa Liga de Basquetebol, torneio alternativo ao Campeonato Nacional e logo após isso, a Uniara deixou de patrocinar a equipe e o projeto do basquete correu risco de acabar.
Para que isso não viesse a acontecer, amantes e ex-atletas do Basquetebol fundaram a Associação de Basquetebol de Araraquara – ABA em 1º de Agosto de 2008.


Com muita luta, a Associação de Basquetebol de Araraquara, conhecida como ABA, foi uma das entidades a fundar diretamente a Liga Nacional de Basquete (NBB-Novo Basquete Brasil) em 2007/08, onde participou das quatro primeiras edições do NBB-Novo Basquete Brasil (2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12).


A equipe principal adulta teve uma pausa depois da interdição do Ginásio Gigantão, devido a queda de uma marquise em 2010, um dia antes da estréia da equipe no NBB contra o Minas, pegando todos de surpresa naquele momento.
Nessa temporada de 2010 a alternativa foi treinar e mandar os jogos no município vizinho de Matão, onde devemos todo respeito e gratidão. Mas devido essa mudança, infelizmente alguns patrocinadores deixaram de patrocinar a equipe.


A última temporada no campeonato paulista da primeira divisão e no NBB foi no Ginásio do Clube 22 de Agosto, isso nos anos de 2011 e 2012, pois o Gigantão ainda se encontrava interditado.


Desde a reabertura do Gigantão no ano de 2013, a Associação de Basquetebol de Araraquara trabalha intensamente com projetos sociais, como o Sonhando Alto, que se encontra na sua sétima edição, e vem atendendo aproximadamente 450 jovens entre 6 e 17 anos.


Os alunos que se sobressaem, são encaminhados para as equipes de base, em parceria com a prefeitura de Araraquara, onde atualmente disputam a liga regional de Basquete.


Vale lembrar um resumo das conquistas do Basquetebol Masculino de Araraquara:


Basquete Masculino de Araraquara:


  • Bi-Campeão dos Jogos Abertos do Interior

  • - Bi-Campeão do Torneio Inicio adulto

  • - Campeonato Paulista Juvenil (categoria Sub-19): campeão em 4 edições consecutivamente

  • - Bi-Campeão da Campeão da Copa EPTV Globo (adulto)

  • - Campeão dos jogos Regionais mais de 21 vezes nos últimos 30 anos.

  • - Vice-Campeão da Nossa Liga de Basquete Adulto

  • - Vice-Campeão Brasileiro Adulto

  • - Bi-Campeão Estadual dos Jogos da Juventude até 19 anos.

  • - Campeão inúmeras vezes da liga regional de Basquete nas categorias sub13, sub15 e sub17.

    Associação de Basquetebol de Araraquara, formando atletas, formando cidadãos!

FONTE/CRÉDITOS: ABA - Associação de Basquetebol de Araraquara
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )