Espaço para comunicar erros nesta postagem
Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
A conquista recente do São Paulo no Brasileirão Feminino reacendeu debates sobre a história do futebol de mulheres no país. Embora o clube tenha vencido um torneio nacional em 1997, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considera o título atual como inédito devido aos critérios de unificação e reformulação das competições oficiais da entidade máxima do esporte.
Entender essa distinção exige olhar para o passado. O campeonato de 1997, vencido pelas tricolores, foi organizado sob outra chancela, sem a estrutura de liga contínua que a CBF estabeleceu nas últimas décadas. Para a entidade, apenas as edições modernas do torneio entram na contagem oficial unificada.
Os critérios de oficialização da CBF
A falta de documentação padronizada e a descontinuidade das competições de futebol feminino no Brasil durante os anos 1990 dificultam o reconhecimento retroativo de títulos. A CBF adota uma linha de corte rígida para garantir a integridade estatística de seus campeonatos atuais.
Dessa forma, o São Paulo celebra uma conquista histórica nos gramados, consolidando seu projeto de futebol feminino. Contudo, nos registros históricos da confederação, o clube inicia agora sua contagem oficial de troféus da principal divisão nacional da categoria.
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se