Câmara de Araraquara Aprova Banco Municipal de Materiais Ortopédicos
A criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Araraquara foi aprovada por unanimidade na 34ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na tarde de terça-feira (23).
O objetivo do projeto, proposto pelo vereador Marcelinho (Progressistas), é disponibilizar para **empréstimo gratuito** cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, tipoias e outros equipamentos que auxiliem na locomoção e reabilitação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou em tratamento de saúde temporário.
Empréstimo Gratuito e Prioridade Social
“Sabemos que esses materiais, apesar de fundamentais, possuem alto custo e muitas vezes não são acessíveis à população mais carente. A criação do Banco permitirá o **reaproveitamento de equipamentos** por meio de doações e parcerias, promovendo a solidariedade, a sustentabilidade e o uso racional dos recursos públicos”, destacou o vereador.
Os dispositivos poderão ser cedidos por períodos determinados, com possibilidade de prorrogação. Terão **prioridade no empréstimo** pessoas que comprovem não ter condições financeiras para comprar os materiais. Para compor o estoque, o projeto prevê a compra pelo poder público ou a aquisição por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas e entidades.
Durante a votação, o vereador Alcindo Sabino (PT) comentou que o projeto é importante por se tornar uma política pública, garantindo sua continuidade. A vereadora Filipa Brunelli (PT) sugeriu, ainda, que o programa também auxilie na conexão entre instituições da cidade que prestem o mesmo serviço gratuito.
Comentários: