Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 20 de Maio 2026
Notícias/Educação

Cientistas do CDMF lideram ranking na área de química na América Latina no AD Scientific Index 2025

OCDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp

Cientistas do CDMF lideram ranking na área de química na América Latina no AD Scientific Index 2025
CDMF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O cientista Elson Longo, professor emérito e titular do Departamento de Química da UFSCar (DQ-UFSCar) e diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) ocupa o primeiro lugar na América Latina na área de química do ranking do AD Scientific Index 2025, mantendo a liderança pelo terceiro ano consecutivo. Em segundo lugar na América Latina está o cientista Edson Leite, vice-diretor do CDMF e diretor científico do LNNano-CNPEN. O cientista Ernesto Pereira, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do CDMF, está no top 50 do ranking divulgado neste sábado, dia 9. “O nosso trabalho é resultado de pesquisas em colaboração com cientistas do Brasil e exterior”, reiterou Longo, ao comentar a classificação.

O índice foi desenvolvido por Murat Alper e Cihan Döğer, professores da universidade Sağlık Bilimleri, em Istambul, na Turquia, e avalia produtividade e eficiência de pesquisadores usando os valores totais e os dos últimos seis anos do índice i10, do índice h e citações no Google Acadêmico. No total, são usados nove parâmetros para definir a classificação de um cientista individual por área do conhecimento.

Na apresentação do ranking, é explicado que o AD Scientific Index, ao contrário de outros sistemas que fornecem avaliações de periódicos e universidades, é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.

Publicidade

Leia Também:

Outras particularidades do índice incluem classificações em todos os campos e assuntos de interesse científico e a ênfase na produtividade do cientista. Também exclusivos do AD Scientific Index são os Rankings de Produtividade, um instrumento que lista cientistas em uma determinada área, disciplina e universidade, a partir do índice i10, que mede a produtividade do cientista em publicação de artigos científicos de valor.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR