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Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

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Confira as principais fontes naturais de coenzima Q10

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Por Voa Marketing
Confira as principais fontes naturais de coenzima Q10
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Quer saber quais são as fontes naturais de coenzima Q10? O nosso conteúdo pode ajudar. Porém, primeiro vamos explicar o que é essa substância.

A coenzima Q1o desempenha várias funções muito importantes no nosso organismo, como: diminuir os danos oxidativos nas células, controlar o colesterol e triglicerídeos e na redução de fadiga muscular e o cansaço após treinos.

Além disso, a coenzima Q10 tem sido amplamente utilizada para tratar doenças como: diabetes, fibromialgia, enxaquecas e até mesmo doenças cardíacas. Ou seja, é uma substância com uma ampla atuação e vários benefícios para a sua saúde.

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Então, que tal conferir quais as fontes naturais de coenzima Q10 para aproveitar todos os benefícios dessa substância?

Carnes

As carnes são umas das principais fontes naturais de coenzima Q10, tanto as carnes vermelhas, como as carnes bovinas, quanto as brancas, como carne de frango e de porco.

Mas além da alta concentração de coenzima Q10, as carnes também possuem vários nutrientes, como:

Vitamina B, encontrada nas carnes bovinas;

Vitamina A, C, D e E, bem como vitaminas do complexo B encontrada nas carnes de frango;

Aminoácidos como a leucina, lisina e valina, bem como o mineral selênio são encontrados nas carnes de porco.

No preparo das carnes, o ideal é optar por cortes mais magros e evitar frituras. Dê preferência aos assados, cozidos e grelhados, pois não só é mais saudável como também ajuda a preservar melhor os nutrientes presentes nas carnes.

Peixes

Os peixes também são fontes naturais de coenzima Q10, principalmente os chamados peixes gordos, como é o caso do atum, do salmão, da sardinha e da cavala. Porém, dentre estes, a sardinha é a maior fonte da coenzima Q10, tanto na sua forma fresca congelada ou na enlatada.

Além disso, esses peixes gordos são importantes fontes de outro nutriente muito importante para a nossa saúde: o ômega 3. Outros nutrientes encontrados nos peixes gordos são:

Proteínas de baixa caloria, bem como potássio, vitamina A, B e D, são encontrados principalmente no salmão;

Ferro, selênio e vitaminas do complexo B, por outro lado, são encontradas principalmente no atum.

Vegetais

Além das carnes e peixes, é possível encontrar várias opções de vegetais ricos em coenzima Q10, sendo os principais:

Brócolis, que além de rico em coenzima Q10 também é uma ótima fonte de sulforafano e fibras;

Espinafre, que contém boas quantidades de vitaminas A, C, E, K e B2, além de minerais como ferro, cálcio e potássio, bem como pequenas quantidades de ômega 3;

Couve-flor, que além de fornecer a coenzima Q10 ainda é uma boa fonte de manganês, fósforo e potássio, bem como vitaminas C, K e vitaminas do complexo B.

Frutas

As frutas também são fontes naturais de coenzima Q10, sendo as principais:

Maçã, que também é uma ótima fonte de vitamina C, fibras, cálcio, fósforo e potássio;

Abacate, que além de auxiliar na absorção da coenzima Q10 pelo organismo, é um alimento rico em vitaminas B, K, C e E, bem como magnésio e potássio;

Laranja, que além de conter coenzima Q10 é uma ótima fonte natural de vitamina C e betacaroteno.

Nozes e sementes

Outra fonte natural de coenzima Q10 são as nozes e sementes, sendo as principais:

Amendoim, que contém boas quantidades de fibras e gorduras boas, auxiliando na saciedade e no controle do colesterol, além de ser um alimento rico em coenzima Q10 e vitamina E;

Nozes, que são ricas em proteínas vegetais, bem como vitaminas C e E, além de minerais como zinco e potássio.

Porém, vale lembrar que a coenzima Q10 está mais concentrada nos alimentos de origem animal, sendo pequena a quantidade encontrada nos vegetais, frutas, nozes e sementes.

Nesses casos, se você possui uma dieta com algum tipo de restrição ao consumo de alimentos de origem animal, a suplementação com a coenzima Q10 pode se tornar necessária.

Para isso, você vai precisar consultar seu nutricionista e fazer os exames necessários para saber se está com deficiência da substância. Dessa forma, vai ser possível recomendar a melhor dosagem para as suas necessidades específicas.

Então, que tal se consultar agora mesmo com seu nutricionista e adicionar todas as fontes naturais de coenzima Q10 à sua dieta de forma muito mais saudável?

FONTE/CRÉDITOS: Voa Marketing
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