Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
O Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, é celebrado pelo Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp, com a novidade da expansão do Coral Novo Canto, que acaba de abrir oportunidades para novos integrantes. Formado por pacientes que passaram por laringectomia total, o coral, que completa dez anos, agora será ampliado para incluir outros pacientes acometidos pelo câncer de cabeça e pescoço tratados no IOU que desejarem participar.
O convite para os atendidos será feito durante um evento no dia 7 de novembro, às 10h, com uma apresentação do coral entoando músicas populares, incluindo a favorita "É preciso saber viver", que se tornou o hino do grupo. A exibição é gratuita, aberta ao público, e contará também com a participação do Coral Fim de Papo, de Sorocaba, formado por outros pacientes laringectomizados.
“O objetivo da expansão é oferecer uma nova perspectiva aos pacientes diante da doença. É uma forma de mostrar que a vida pode ser mais leve quando compartilhada com outras pessoas”, destaca o Prof. Dr. Carlos Takahiro Chone, cirurgião de cabeça e pescoço, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia de Base de Crânio, além de diretor de pesquisa do IOU.
A idealizadora do Coral Novo Canto, a fonoaudióloga Vaneli Colombo Rossi, professora colaboradora do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e coordenadora do Ambulatório de Reabilitação Fonoaudiológica, ressalta que a ampliação permitirá que pacientes em diferentes etapas do tratamento acolham aqueles ainda mais fragilizados. “O coral trouxe uma nova voz e vida aos pacientes. É gratificante ver o empenho e a satisfação de cada participante. Eles resgatam a autoestima e a sensação de vitória é indescritível”, comemora Vaneli.
Ela também destaca que esses pacientes, que haviam perdido completamente a voz, foram reabilitados a ponto de conseguirem cantar no coral. Os integrantes, moradores de Campinas e região, têm entre 50 e 80 anos e cantam suas histórias de superação.
Uma das maiores alegrias da cozinheira Joaninha Jamarco, diagnosticada com câncer nas cordas vocais em 2014, é fazer parte do Coral Novo Canto. Para ela, o compromisso com os ensaios e a convivência com os outros integrantes a fazem se sentir “uma pessoa normal de novo”.
Foi no coral, inclusive, que Joaninha conheceu seu marido, o aposentado Anisio Scareli, que descobriu um câncer na garganta em 2015 e também é paciente do IOU. Anisio, que completou 80 anos no dia 27 de outubro, afirma: “Somos muito felizes, e o coral é uma família para nós”.
“O Coral Novo Canto é um exemplo do pioneirismo do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, agora integrado ao IOU”, enfatiza o Prof. Agrício Crespo, presidente do IOU, professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e coordenador da linha de cuidados em Laringologia do IOU.
Sobre o IOU
O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, da Unicamp, oferece atendimento especializado de alta complexidade nas áreas de otorrinolaringologia, câncer de cabeça e pescoço, tratamento multidisciplinar de deficiência auditiva e distúrbios de respiração, deglutição, fonação e comunicação. O IOU é um centro de referência que se dedica à assistência médica, pesquisa, ensino, formação de recursos humanos qualificados e à difusão de conhecimento.
Visite o site: https://instituto-iou.com.br/
Instagram: @instituto_iou
Serviço:
Apresentação do Coral Novo Canto
Local: Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, da Unicamp
Data: 7 de novembro, às 10h
Entrada gratuita
Informações: [email protected]
Comentários: