Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a qualidade da saúde mental e as consequências de manterem uma rotina desgastante. As pesquisas registram o crescimento de solicitação para demissão por parte dos colaboradores, visando melhores condições de trabalho e de qualidade de vida.
Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontou, entre novembro de 2023 e abril de 2024, mais de 3,77 milhões de desligamentos solicitados. A situação estimulou uma investigação sobre as motivações. Através da Carteira de Trabalho, entre 10 e 21 de julho deste ano, aproximadamente 951 mil trabalhadores receberam um formulário online com perguntas sobre o emprego.
O MTE recebeu mais de 70 mil respostas, sendo a maioria delas, justificando o pedido de demissão. A mais popular (36,5%) destacou que já possuí outro emprego em vista e foi seguida pelas justificativas de baixos salários, trabalho e esforço não reconhecidos, questões éticas, problemas com a chefia e a inexistência de flexibilidade na jornada.
O adoecimento mental decorrente do estresse das funções, assim como pelo trajeto até o serviço e o retorno, além do desejo por uma ocupação diferente e a necessidade de cuidar de membros da família, foram outras explicações citadas.
A pesquisadora, psicóloga e advogada do escritório Vasconcelos Rodrigues de Oliveira Advogados Associados, Maria Inês Vasconcelos, recorda que em uma sociedade cada vez mais acelerada, com excesso de informações e demandas, o afastamento do trabalho por problemas de saúde também se torna cada vez mais frequente. Em 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 288.865 ocorrências causadas por transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno de adaptação e a síndrome de burnout, uma elevação de 38%, em relação ao ano anterior.
O fato é que essas condições requerem tratamentos que, muitas vezes, são longos e desgastantes, afinal, existe uma preocupação com a saúde, produtividade e o emprego. A melhor solução, considerada por muitos, é abandonar a função para se cuidar com tranquilidade e, posteriormente, procurar outras vagas melhores.
Comentários: