Conselho de Ética de Araraquara Arquiva Denúncia Contra a Vereadora Maria Paula
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da CÂMARA Municipal de Araraquara deliberou, de forma unânime, pelo arquivamento da denúncia apresentada contra a vereadora Maria Paula (PT). A decisão consta em ata de reunião do CONSELHO DE ÉTICA realizada em 7 de outubro.
A representação havia sido protocolada por seis vereadores: Coronel Prado, Balda (ambos do Novo), Dr. Lelo (Republicanos), Cristiano da Silva, Enfermeiro Delmiran e Geani Trevisóli (todos do PL), que solicitaram a apuração de possível infração ético-parlamentar. O pedido foi motivado por declarações feitas pela vereadora na Sessão Ordinária do dia 30 de setembro.
Posteriormente, o conselho registrou que a vereadora foi ouvida e explicou que suas falas foram retiradas de contexto, afirmando não ter tido a intenção de ironizar a morte do ativista. O órgão considerou que não houve dolo, que a conduta está amparada pela imunidade parlamentar e que houve retratação posterior, deliberando assim pelo arquivamento do processo.
Debate na Câmara
Durante a Sessão Ordinária de 14 de outubro, o vereador Coronel Prado, um dos autores da denúncia, utilizou a tribuna para criticar a decisão.
Em seguida, o presidente do Conselho de Ética, vereador Aluisio Boi (@aluisioboi), defendeu a deliberação. Ele destacou que o processo seguiu o Regimento Interno da Câmara, que a vereadora foi ouvida e que o caso analisado **não configurava crime**, ao contrário da representação anterior envolvendo o vereador Balda. Segundo o parlamentar, o Conselho atuou de forma técnica e autônoma, sem comparações entre os processos.
Coronel Prado é integrante do Conselho de Ética, mas, por ser um dos denunciantes, não votou no caso da vereadora Maria Paula. Maria Paula optou por não se pronunciar a respeito do caso.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se