Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 01 de Junho 2026
Notícias/Publicidade

Enio Longo participa da “Arte, infinita arte” e do primeiro “Museu da Lua”

Nanoarte do artista brasileiro integra o “MoonArk”, que será enviado para a Lua no mês de maio

Enio Longo participa da “Arte, infinita arte” e do primeiro “Museu da Lua”
CDMF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O artista plástico brasileiro Enio Longo integra dois importantes projetos, um deles pelas plataformas digitais e outro que associa a nanoarte brasileira, de forma inédita, à aventura humana no espaço no Moon Arts Project, sob a direção de Mark Baskinger.

Entre os dias 20 de março e 20 de abril, Enio participa da exposição virtual “Arte, infinita arte”, que pode ser acessada nas redes sociais, Facebook e Instagram, do Raphael Art Gallery Virtual – Edmundo Cavalcanti. A organização e curadoria da exposição estão sendo realizadas por Edmundo Cavalcanti. Usando técnicas variadas como acrílico, óleo e lápis, Enio selecionou para esta exposição obras que falam sobre o amor. “Acho que o amor é uma ciência exata, porque para amar é preciso ter exatidão, senão não é amor”, declara o artista.

Desde 2009, Enio faz parte do núcleo de criatividade do Projeto Nanoarte no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “A nanoarte liga a ciência à arte; novos parâmetros para sociedade”, avalia o Prof. Dr. Elson Longo, diretor do CDMF.

Publicidade

Leia Também:

Pioneiro, Enio tem difundido internacionalmente a nanoarte brasileira. Em 2012 participou de uma exposição em Tel Aviv (Israel), coordenada pelo cientista/artista Cris Orfescu. Posteriormente, levou a nanoarte do Brasil para exposições em Nova Iorque, São Francisco (Califórnia) e Romênia. Em 2014, teve um quadro de autoria de Enio foi publicado em matéria sobre a nanoarte no The News York Times. Em 2015 foi eleito o quarto artista mundial no desenvolvimento de nanoartes na exposição de Nanoart21 em São Francisco – Califórnia.

Enio é um artista que conta o cotidiano através do surrealismo. Sua obra inicial, o Labirinto, é uma homenagem aos mestres do cinema: Luis Buñuel, Michelangelo, Antonioni, Sergio Leone, Akira Kurosawa, Paolo Pasolini, Federico Fellini, entre outros. A obra Canto Mudo, de 1980, retrata sua visão sobre Cristo. 

 

Nanoarte de Enio Longo rumo à Lua

Neste ano de 2023, a Carnegie Mellon University enviará o primeiro museu para a Lua a bordo de um módulo de pouso Astrobotic, com lançamento programado para o próximo dia 4 de maio. A nanoarte de Enio Longo integra o “The MoonArk” (Museu da Lua), projeto altamente colaborativo e massivamente integrado dirigido à Lua, com o objetivo de despertar a admiração dos humanos do futuro por meio de narrativas visuais poeticamente emaranhadas das artes, humanidades, ciências e tecnologias. 

“The MoonArk” é um presente de vida e esperança para os futuros humanos incorporados por todas as artes, ampliando a missão lunar para refletir sobre como a Lua agita as marés, os padrões de crescimento da vida, os ritmos da sociedade e como a Lua sempre continua a nos puxar ainda mais para o céu.

MoonArk é uma escultura composta por quatro câmaras independentes de 2”hx 2”dia e pesando um total combinado de 10 onças, contém centenas de imagens, poemas, música, nano-objetos, mecanismos e amostras terrestres entrelaçadas por meio de narrativas complexas. Impossivelmente pequeno, amplamente diversificado, hiperleve, mas incrivelmente duradouro, o MoonArk foi projetado para durar milhares de anos para projetar a humanidade da maneira mais bela e altamente significativa.

Existem dois MoonArks idênticos, gêmeos em todos os aspectos, um indo para a Lua e outro para permanecer aqui na Terra. Em abril de 2022, após uma extensa turnê internacional para exposições, festivais e apresentações especiais – com o objetivo de envolver as pessoas de maneira a desencadear diálogos e conversas – a MoonArk gêmea que permanecerá aqui na Terra foi incluída na coleção permanente do Smithsonian National Museu do Ar e do Espaço.

Para informações atualizadas sobre o projeto, consulte nossa página no Twitter:  www.twitter.com/CMU_MoonArk

 

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR