Araraquara News

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Economia

Fábrica de calçados femininos tem mais 65% do quadro de funcionários composto por mulheres

A La Femme, marca de calçados flats, investe no empoderamento feminino e fica acima da média nacional do setor, que é de 25%

Fábrica de calçados femininos tem mais 65% do quadro de funcionários composto por mulheres
Divulgação La Femme
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

A luta por igualdade de gênero nos postos de emprego é uma das pautas levantadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas apesar do crescimento de mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos,  o progresso ainda é considerado lento.

Com a pandemia, o impacto negativo sobre a força de trabalho feminina e as desigualdades de gênero pré-existentes apresentam dados alarmantes.  No Brasil, o número de mulheres que deixaram seus empregos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chegou a 8,5 milhões, e a participação no mercado de trabalho caiu para 45,8%, a taxa mais baixa dos últimos 30 anos.

Publicidade

Leia Também:

O desemprego aumentou em toda a União Europeia em 2020, e as mulheres perderam seus empregos mais rapidamente do que os homens. No Brasil, o panorama não é diferente.  Segundo o  relatório das ONGs Gênero e Número e da Sempreviva Organização Feminista (SOF), cerca de 50% das brasileiras passaram a cuidar de outra pessoa durante a pandemia, e 40% das entrevistadas afirmaram que o isolamento social pôs em risco o sustento de seu lar.

 

Mulheres no setor calçadista

Fortalecer a inclusão da mulher e combater a desigualdade de gênero no setor calçadista é um dos temas mais debatidos. Essa mudança de cultura é construída gradativamente, ano após ano, em diversos setores do mercado, e com o calçadista não seria diferente.

No Brasil, quando falamos de setor calçadista, mais de 33% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, enquanto a média nacional é de 25%, de acordo com a consultoria internacional Grant Thornton.

A empresa paulista La Femme, referência no segmento de calçados flats com pedrarias no Brasil  e dona de um parque fabril de 2.500 m², se  orgulha de possuir 65% do seu quadro de funcionários composto por mulheres. 

“O nosso público é feminino. Temos, por um lado, o cuidado com as nossas consumidoras, e, por outro, a responsabilidade com as mulheres do nosso entorno. Por isso, buscamos a realização tanto de ações internas quanto externas, impactando positivamente o maior número possível de mulheres”, explica a diretora da empresa, Silvia Barboza. 

A La Femme conta com aproximadamente 65% de mulheres no corpo de funcionários, das quais cerca de 14 % ocupam cargos de liderança. A marca possui uma preocupação genuína com o tema e tem ações internas de valorização à mulher. A mais recente ocorreu em março, no Dia Internacional da Mulher,  com o título Mulheres La Femme.

“Para valorizar quem sempre está conosco, proporcionamos para as cinco colaboradoras mais antigas da empresa um dia especial, com salão de beleza, ensaio fotográfico, e outras atividades que, por mais singelas que pareçam à primeira vista, tiveram a importante missão de resgatar o autocuidado e ao autoamor na rotina dessas mulheres”, destacou  Silvia. 

A empresa também desenvolve ações externas e colabora com  inúmeras instituições que promovem ações para ajudar mulheres.

La Femme

A La Femme é referência no segmento de calçados flats com pedrarias no Brasil. Com um parque fabril de 2.500 m², a marca produz para mais de 1.000 lojas multimarcas em todos os estados do  Brasil e no mundo, como África do Sul, Bolívia, Colômbia, República Dominicana,  Equador, Emirado Árabes Unidos, Estados Unidos, Paquistão e Paraguai. Com produção diária de 1.500 pares, a La Femme já produziu e distribuiu mais de 3,5 milhões/pares no mercado nacional e internacional.

 

Cristina LIns

Publicado por:

Cristina LIns

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR