Rio de Janeiro, RJ, 26 – Com uma atuação que exigiu resiliência, o Fluminense conquistou a vitória em casa neste domingo, no Maracanã. O time carioca enfrentou um desempenho notável do goleiro Anderson, da Chapecoense, que inicialmente segurou o placar. Após conseguir abrir vantagem, o Fluminense permitiu o empate, mas a entrada do jovem John Kennedy mudou o panorama, com o atacante marcando o gol da vitória em seu primeiro toque na bola. O resultado mantém o Fluminense bem posicionado entre os quatro primeiros colocados na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O goleiro Anderson vinha realizando uma partida espetacular, com defesas cruciais durante todo o primeiro tempo. Na segunda etapa, após uma cobrança de pênalti assinalada por um toque de Doma com o braço, Savarino finalmente superou o arqueiro catarinense.
Contudo, após o gol, a equipe relaxou em campo e acabou sofrendo o empate com um belo gol de Ênio. Assim que o placar foi igualado, o técnico Zubeldía recorreu à sua aposta, que alguns torcedores brincam de chamar de 'protocolo Kennedy', e a estrela do atacante se fez presente, garantindo o triunfo em sua primeira participação na jogada.
Com os três pontos somados, o Fluminense alcançou 26 pontos, igualando o Flamengo, mas ficando atrás no saldo de gols (14 contra 7). A vantagem para o quinto colocado, Bahia, agora é de cinco pontos. A Chapecoense, por sua vez, permanece na última posição com oito pontos, somando 11 jogos sem vencer.
Anderson se destaca
O Fluminense dominou as ações ofensivas nos minutos iniciais, criando uma pressão intensa, mas encontrou um grande obstáculo no goleiro Anderson.
Tentativas de Guilherme Arana, Savarino, Canobbio e Castillo não surtiram efeito, pois o goleiro da Chapecoense demonstrou grande forma e impediu que o time da casa abrisse o placar.
Serna e Bernal também tiveram suas chances, mas enviaram a bola para fora. A Chapecoense atuou de maneira predominantemente defensiva, com poucas investidas ao ataque, como um chute travado de Jean Carlos e uma finalização de Meritão que passou longe do gol, mantendo o goleiro Fábio com pouca participação no jogo.
O "protocolo Kennedy" funciona
No retorno para o segundo tempo, Anderson continuou sua performance brilhante, realizando uma defesa milagrosa em um cabeceio de Castillo. No entanto, a jogada anterior resultou em um toque de mão de Doma dentro da área.
Após revisão no VAR, o árbitro marcou o pênalti, que foi a única maneira de superar o goleiro. Savarino converteu com categoria, abrindo o placar para o Fluminense aos 10 minutos.
Após o gol, o Fluminense recuou suas linhas, buscando administrar o resultado, mas foi surpreendido com um belo gol de Ênio, aos 31 minutos.
Em resposta, Zubeldía acionou o banco de reservas, e a mudança teve efeito imediato. Na primeira oportunidade, Alisson cruzou para John Kennedy, que acertou um belo chute para recolocar o Fluminense em vantagem, aos 40 minutos.
Nos acréscimos, Doma foi expulso por reclamação e, mesmo com um jogador a menos, a Chapecoense pressionou a defesa carioca, mas não conseguiu o empate.
Ao final da partida, o Fluminense foi alvo de vaias por parte de sua torcida, que criticou a postura da equipe durante o confronto.
Próximos compromissos
O Fluminense agora foca suas atenções na Copa Libertadores, com um confronto contra o Bolívar na Bolívia, na quinta-feira, às 19h. A Chapecoense voltará a campo no próximo domingo, às 18h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino na Arena Condá, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
Ficha Técnica
Fluminense: 2 x 1 Chapecoense
Competição: Campeonato Brasileiro - 13ª Rodada
Data: 26/04/2026
Horário: 20:30
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Savarino (FLU) aos 10'/2T, Ênio (CHA) aos 32'/2T, John Kennedy (FLU) aos 40'/2T.
Cartões Amarelos: Fluminense: Ganso. Chapecoense: João Vitor, Ênio, Jean Carlos e Doma.
Cartões Vermelhos: Chapecoense: Doma.
Público: 13.885 torcedores.
Renda: R$ 578.481,00.
Escalações:
Fluminense: Fábio; Guga (Ignacio), Jemmes, Freytes e Guilherme Arana; Bernal (Ganso), Hércules (Alisson) e Savarino; Canobbio (John Kennedy), Rodrigo Castillo e Serna (Soteldo). Técnico: Luís Zubeldía.
Chapecoense: Anderson; Marcos Vinicius (Everton), Eduardo Doma, Rafael Thyere (Neto Pessoa), Victor Caetano e Walter Clar (Rafael Carvalheira); Camilo, Higor Meritão (João Vitor) e Jean Carlos (Ênio); Marcinho e Garcez. Técnico: Fábio Matias.
Comentários: