Nesta segunda-feira, 20, o renomado Prêmio Laureus, amplamente conhecido como o Oscar do esporte mundial, homenageou os principais protagonistas do cenário esportivo de 2025 em diversas modalidades. O Brasil foi duplamente celebrado com a eleição de Gabriel Araújo, carinhosamente chamado de Gabrielzinho, como Atleta Paralímpico do Ano, colocando-o ao lado de Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka, que foram consagrados como os atletas do ano.
Em seu discurso de agradecimento, o atleta mineiro de 24 anos expressou sua gratidão: “Boa noite a todos. Quero agradecer a Deus e à minha família por tudo que estamos construindo. Esse prêmio, se Deus quiser, será o primeiro de muitos. Vamos continuar fazendo história”.
Com um currículo impressionante que inclui cinco medalhas de ouro e uma de prata em Jogos Olímpicos, Gabrielzinho acumulou feitos notáveis em 2025. Entre suas vitórias, destacam-se o tricampeonato consecutivo da Copa do Mundo e três ouros no Campeonato Mundial, nas provas de 200 metros livres, 50m costas e 100m costas.
Além de Gabriel Araújo, outros três talentos brasileiros foram indicados em diferentes categorias do Laureus, mas não levaram a estatueta. O jovem e promissor tenista João Fonseca disputou o prêmio de Revelação do Ano, que acabou sendo concedido a Lando Norris, piloto de destaque na Fórmula 1.
A skatista Rayssa Leal, que em 2025 conquistou seu quarto título na Street League Skateboard (SLS) – a liga mais importante do skate street global -, e Yago Dora, que se tornou campeão mundial de surfe na temporada anterior, também concorreram na categoria de Melhor Atleta de Esportes Radicais. No entanto, a honraria foi para a snowboarder americana Chloe Kim.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a emocionante homenagem à ginasta romena Nadia Comaneci, uma figura revolucionária na ginástica artística e detentora de nove medalhas olímpicas. Comaneci foi agraciada com o prêmio de Conjunto da Obra, entregue pelas mãos de Simone Biles, outra lenda viva da modalidade, e não conteve as lágrimas diante de tamanha emoção.
Em seu discurso, Comaneci ressaltou: “O esporte também é educação: levantar quando você cai, saber lidar quando você esta triste. A cada meio século, o esporte ganha um ícone, e Simone, você é incrível. Trouxe a pauta da saúde mental, algo que ninguém falava”.
A edição atual do Laureus concedeu um destaque significativo ao futebol, modalidade que acumulou o maior número de vencedores. O clube Paris Saint-Germain foi escolhido como a Equipe do Ano, enquanto o jovem atacante Lamine Yamal, da seleção espanhola e do Barcelona, recebeu o prêmio de Jovem Atleta do Ano. Adicionalmente, o meio-campista alemão Toni Kroos foi reconhecido com a honraria de Inspiração Esportiva.
Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio Laureus 2026:
Atleta masculino do ano: Carlos Alcaraz (Espanha/tênis)
Atleta feminina do ano: Aryna Sabalenka (Belarus/tênis)
Jovem atleta do ano: Lamine Yamal (Espanha/futebol)
Equipe do ano: Paris Saint-Germain (França/futebol)
Retorno do ano: Rory McIlroy (Irlanda do Norte/golfe)
Revelação do ano: Lando Norris (Inglaterra/Fórmula 1)
Atleta paralímpico do ano: Gabriel Araújo (Brasil/natação)
Melhor atleta de esportes radicais: Chloe Kim (EUA/snowboard)
Inspiração Esportiva: Toni Kroos (Alemanha/futebol)
Prêmio Esporte para o Bem: Futebol mais (projeto social global)
Conjunto da obra: Nadia Comaneci (Romênia/ginástica artística)
Comentários: