O tenista brasileiro João Fonseca encerrou sua participação em Wimbledon após ser superado pelo russo Roman Safiullin, número 132 do mundo, na terceira rodada do prestigiado torneio de Grand Slam. Fonseca não conseguiu impor seu melhor jogo e foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais idênticas de 3/6, 3/6 e 3/6, dando adeus à competição mais antiga do mundo.
A partida teve um início equilibrado no primeiro set, com Roman Safiullin demonstrando solidez em seu saque e confirmando o serviço sem grandes dificuldades. João Fonseca respondeu à altura, mantendo a igualdade na parcial.
A primeira chance real de quebra surgiu no quarto game, quando Safiullin enfrentou 15/40. O russo, contudo, exibiu resiliência ao salvar duas bolas de break point, inclusive com o auxílio da fita, antes de assegurar seu game de saque.
Fonseca também manteve a consistência em seu serviço, mas o ímpeto de Safiullin cresceu. O tenista europeu conseguiu a primeira quebra, abrindo uma vantagem de 4/2 no placar.
O brasileiro ainda enfrentou ameaças em seu saque no game seguinte, salvando um break point com um primeiro serviço potente. No entanto, Safiullin consolidou sua vantagem, ampliando para 5/2.
Mesmo em desvantagem, João Fonseca mostrou fibra. Sacando sob pressão, ele salvou três set points consecutivos, incluindo um ace, protagonizando uma notável recuperação para diminuir o placar para 5/3.
Apesar da reação, Fonseca não conseguiu reverter a situação. Safiullin salvou um break point e, após um rali decisivo, fechou o set em 6/3 com um smash, após Fonseca ter salvado mais quatro set points.
O desafio no segundo set
O segundo set começou com João Fonseca confirmando seu saque. Contudo, a pressão de Safiullin se fez presente já no segundo game, com o russo criando oportunidades de quebra através de boas devoluções.
Fonseca, com agilidade na rede, conseguiu salvar o break point e, na sequência, confirmou o serviço para abrir 3/2. Safiullin, por sua vez, manteve seus games de saque, igualando o marcador em 3/3.
No sétimo game, o russo intensificou a pressão sobre o saque do brasileiro. Após desperdiçar uma primeira chance, ele persistiu e conquistou uma nova quebra, assumindo a liderança da parcial em 4/3.
Com a vantagem consolidada, Safiullin confirmou seu saque para fazer 5/3. Sacando novamente sob pressão, Fonseca viu o adversário conquistar três set points. No primeiro deles, o backhand do brasileiro falhou, e Safiullin fechou o set em 6/3, abrindo 2 sets a 0 na partida.
A despedida no terceiro set
O terceiro set manteve o equilíbrio inicial, com Safiullin confirmando o saque e João Fonseca respondendo prontamente. No terceiro game, o brasileiro exerceu pressão, mas o russo salvou as duas bolas de quebra antes de assegurar seu serviço.
A paridade persistiu até o sexto game, quando Fonseca novamente enfrentou dificuldades em seu saque. O número 1 do Brasil precisou salvar três break points, um com um winner de direita e outro com uma defesa espetacular na grama.
Entretanto, na quarta oportunidade, Safiullin conseguiu a quebra decisiva, abrindo 4/2. O russo administrou a vantagem, confirmou o saque para fazer 5/2, e mesmo com Fonseca vencendo mais um game de serviço, Safiullin se preparou para sacar para o jogo.
Sem dar chances de reação, Roman Safiullin abriu 40/0 e converteu o primeiro match point, fechando o set em 6/3 e garantindo a vitória por 3 sets a 0, selando a eliminação de João Fonseca em Wimbledon.
Divulgue seu Instagram - SAIBA MAIS...
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se