Araraquara News

Aguarde, carregando...

Sábado, 18 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Cidade

Lojistas apontam a segurança pública como o principal desafio do comércio em Araraquara

Consulta liderada pelo Sincomercio, em parceria com a FecomercioSP, pretende identificar as dificuldades dos comerciantes no município

Lojistas apontam a segurança pública como o principal desafio do comércio em Araraquara
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma sondagem realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com as empresas do varejo da cidade revelou que, no âmbito municipal, o maior desafio dos empresários do setor está relacionado a problemas com segurança pública (41,5%). A segunda resposta mais frequente foi a falta de conservação e zeladoria da cidade (36,05%) — por exemplo, ruas sujas e excesso de moradores de rua em situação de vulnerabilidade.

O levantamento aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2023, período em que foram ouvidos 147 representantes empresariais, distribuídos por sete corredores comerciais de Araraquara e um de Américo Brasiliense. Do total de entrevistados, 94% são proprietários ou gerentes dos estabelecimentos, 80% das empresas contam com até cinco funcionários e 62,5% estão em funcionamento há mais de cinco anos.

O Sincomercio de Araraquara e a FecomercioSP realizaram essa sondagem para obter um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas pelos comerciantes varejistas locais, com objetivo de buscar soluções por meio de medidas de representação com Poder Público, órgãos ou entidades competentes, visando à melhoria do ambiente de negócios das empresas do setor. Ao serem questionados sobre as esferas estadual e federal, 58,5% dos entrevistados apontaram a carga tributária excessiva como o maior desafio. A falta de incentivos fiscais e benefícios para as empresas foi o segundo problema mais citado (29,93%).

Publicidade

Leia Também:

A sondagem também perguntou aos entrevistados sobre as maiores dificuldades enfrentadas na gestão da empresa. As respostas mais apontadas foram gestão de compromissos tributários (25,17%) e gestão de redes sociais, e-commerce e digitalização empresarial (25,17%).

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

FONTE/CRÉDITOS: Divulgação
Rafael Gomes

Publicado por:

Rafael Gomes

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR