Araraquara News

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 20 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Educação

“No ritmo das palavras”, game reúne português e frevo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária

“No ritmo das palavras”, game reúne português e frevo
LUDOEDUCATIVO/DIVULGAÇÃO
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e da Aptor Software, uma das spin offs do Centro,  relança “No ritmo das palavras”,  um game que trabalha os conceitos de sinônimo e antônimo na língua portuguesa e o frevo, um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Em 2012, o frevo foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

No jogo, dois personagens dançam de acordo com a missão passada: o jogador deve associar sinônimos se suas roupas são da mesma cor, ou deve associar antônimos se suas roupas são de cores diferentes. Caso o jogador errar ele perde uma sombrinha típica do frevo e os personagens também erram os passos da dança. Caso acertar, acumula pontos e os personagens exibem um passo da dança.

Ludo Educativo

Publicidade

Leia Também:

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

O Ludo Educativo estabeleceu convênios com prefeituras e redes de ensino para a utilização de sua plataforma e seus conteúdos em atividades educativas realizadas de modo remoto, especialmente no contexto da crise sanitária da COVID-19.

Além dos jogos, o Ludo Educativo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma Ludo Escola, na qual professores podem criar avaliações e atividades para os alunos.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

Link do Facebook:

https://www.facebook.com/ludoeducativo/posts/4510542649032559

 

Link do LudoEducativo:

https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/no-ritmo-das-palavras-remake

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR