Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram
O penúltimo mês do ano sempre carrega uma importante campanha no decorrer de seus dias: o Novembro azul, que visa conscientizar o homem (e toda a população) sobre a importância da realização de exames preventivos ao câncer de próstata.
Segundo o urologista da Unimed Araraquara Dr. Bruno Cesar Dias, ao excluir os os tumores de pele não melanoma, este é o câncer mais frequente nos homens. "Logo, já vemos a relevância e a importância do acompanhamento regular com seu médico", afirma.
O rastreio da doença baseia-se, basicamente, na realização de dois procedimentos: o exame de toque retal, que é indolor, rápido, seguro e que nos permite obter diversas informações relevantes a respeito da saúde da próstata, além do exame de sangue do PSA.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 50 anos, façam esses exames. "Quem tem antecedente de risco para a doença, seja pela presença de algum familiar ou pacientes da raça negra, devem antecipar os processos, iniciando ambos a partir dos 45", recomenda.
É importante também reforçar a importância da prática de hábitos saudáveis, como a atividade física regular, alimentação balanceada e a redução do consumo de bebidas alcoólicas e o abandono do tabagismo. "Procure sempre seu médico de confiança", finaliza o Dr. Bruno Cesar Dias.
Comentários: