Araraquara News

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Educação

Os erros mais comuns em um intercâmbio e como evitá-los

Voa Marketing
Por Voa Marketing
/ 102 acessos
Os erros mais comuns em um intercâmbio e como evitá-los
Pixabay.com
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Está planejando seu intercâmbio e quer saber como evitar alguns dos erros mais cometidos por intercambistas de primeira viagem? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar, pois separamos os erros mais comuns em um intercâmbio e como evitá-los.

Dessa forma, você já vai saber como se preparar melhor para o seu intercâmbio e vai poder aproveitar muito mais essa experiência incrível!

Quer saber quais são os erros mais comuns em um intercâmbio e como evitá-los? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Publicidade

Leia Também:

Não pesquisar sobre o destino

O primeiro erro mais comum em um intercâmbio é não pesquisar sobre o destino escolhido. Isso porque, ao não pesquisar sobre o destino e sobre o entorno de onde você irá se hospedar você vai se sentir ainda mais perdido quando começar o seu intercâmbio.

Além disso, sem pesquisar sobre o seu destino de intercâmbio, o choque cultural vai ser ainda maior, tanto por causa da comida, quanto pela cultura e pelos costumes locais. Porém, para resolver esse erro é bastante simples: basta pesquisar tudo que você puder sobre o seu destino de intercâmbio, tanto na questão cultural quanto em tudo que você puder sobre o entorno de onde for se hospedar.

Escolher o destino apenas por causa do valor

Outro erro muito comum em um intercâmbio é escolher o destino apenas por causa do valor e não pelo que você quer. Isso porque, não levar o seu estilo em consideração pode acabar tornando o intercâmbio algo extremamente frustrante.

Por exemplo, se você não gosta de praia e clima tropical, não tem porque escolher um destino que é tropical e com várias praias. Ou então escolher um país apenas por ser mais barato, sem se interessar pela cultura local e se identificar com ela.

Porém, esse é um erro bem fácil de resolver, você só vai precisar escolher o seu destino de intercâmbio ideal e, se ele for um destino mais caro, é só começar a se planejar com maior antecedência.

Além disso, ao escolher o destino dos seus sonhos, você garante que vai viver experiências incríveis para contar para sua família e seus amigos!

Fazer apenas amigos brasileiros

O terceiro erro mais comum em um intercâmbio é fazer apenas amigos brasileiros durante o intercâmbio. Isso porque, ao fazer isso, você vai estar na zona de conforto e não vai estar imerso no idioma que foi aprender, o que vai prejudicar bastante o seu desenvolvimento e também limitar a sua experiência.

Por exemplo, se você fizer amigos brasileiros vai acabar criando uma “bolha” ao seu redor, sem aproveitar todo o potencial do seu intercâmbio. Mas esse é provavelmente um dos erros mais fáceis de evitar. 

Para isso, tudo que você vai precisar é fazer amigos nativos e aproveitar tudo que puder com eles para ficar imerso o tempo todo no idioma que está aprendendo. 

Ter medo de errar

O quarto erro mais comum em um intercâmbio é ter medo de errar no idioma, o que faz com que os intercambistas literalmente travem ao chegar ao destino de intercâmbio. Porém, a grande verdade é que todo mundo no intercâmbio vai estar “no mesmo barco” que você, então não precisa ter medo ou vergonha de errar.

Além disso, os nativos não esperam que você seja fluente no idioma local durante um intercâmbio de idiomas. Mas se você quer se preparar com antecedência, uma ótima opção é fazer um curso TOEIC online

Dessa forma, você não só se prepara para o intercâmbio como também para passar em um dos testes de proficiência mais reconhecidos por empresas ao redor do mundo.

Ter expectativas irrealistas

O quinto erro mais comum em um intercâmbio é ter expectativas irrealistas sobre o destino de intercâmbio e também sobre o intercâmbio em si. Isso porque, independente do destino que você escolher, você vai encontrar problemas, como por exemplo problemas de segurança nas grandes metrópoles ou então falta de opções de lazer em cidades menores.

Outro erro é ter muitas expectativas sobre a experiência do intercâmbio como um todo. Isso porque, se você escolheu um intercâmbio para aprender um idioma, vai passar pelo menos metade dos dias assistindo as aulas, e muita gente acha que o intercâmbio vai ser só turistar e participar de várias festas.

Porém, é bem fácil evitar esse erro, é só conferir de antemão a carga horária do seu curso de idiomas e pesquisar bastante sobre o destino que você escolheu para o seu intercâmbio.

Não conferir eventos culturais

Para aprender um idioma completamente, você também precisa aprender sobre a cultura por trás daquele idioma. Então, deveria ser óbvio conferir os eventos culturais, porém muitos intercambistas cometem esse erro e acabam ficando na zona de conforto, participando apenas de coisas que são conhecidas.

Porém, é bem fácil evitar esse erro, já que você só vai precisar se jogar em qualquer evento cultural que estiver sendo realizado perto de onde você está hospedado. Além disso, você pode até mesmo aproveitar que fez novos amigos e conferir eventos culturais mais distantes em mini viagens de final de semana.

Dessa forma, você vai ter muito mais contato com a cultura local e vai ter experiências incríveis com seus novos amigos.

Agora você já sabe quais são os erros mais comuns em um intercâmbio e como evitá-los. Então que tal colocar tudo isso em prática para não cometer erros no seu intercâmbio?

FONTE/CRÉDITOS: Voa Marketing
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar