Araraquara News

Inscreva-se em nosso Youtube

. Ao vivo

Notícias/Cidade

Pela primeira vez uma travesti preside uma sessão na câmara municipal de Araraquara.

A situação ocorreu na última quinta-feira (09) em uma sessão solene de entrega de honraria.

Pela primeira vez uma travesti preside uma sessão na câmara municipal de Araraquara.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A vereadora travesti, Filipa Brunelli (PT), quebrou mais uma barreira social. Ela é a primeira mulher travesti a presidir uma sessão na câmara municipal de Araraquara. 
A situação ocorreu na última quinta-feira (09) em uma sessão solene de entrega de honraria. 

O fato histórico foi anunciado pela vereadora durante a sessão e em suas redes sociais: “ mais uma parte da história está sendo escrita hoje, pela primeira vez uma vereadora travesti preside uma sessão nesta casa, isso é reparação histórica, é reintegração de posse e acima de tudo é os avanços dos direitos civis” diz Brunelli.
A vereadora foi além e inclusive não seguiu o rito da casa de leis ao abrir a sessão, onde mudou os dizeres de: “Sob a proteção de Deus declaro a sessão aberta”, para “Sob a proteção da constituição federal e o direito a laicidade do estado declaro a sessão aberta”.
Desde o início de seu mandato a vereadora vem trabalhando em defender o estado laico democrático de direito e o respeito a todas as religiões na sociedade e a neutralidade de crenças nos espaços públicos institucionais.
Na 47°sessão ordinária que ocorreu na última terça-feira (7) a vereadora apresentou um PL que instituía o dia municipal do Candomblé “odé kayodê” onde teve a reprovação por quase toda a bancada cristã de vereadores oque levou o projeto de lei ao empate e com o voto favorável do presidente foi aprovado por 9 votos contra 8.
“As câmaras municipais devem ser um reflexo da população e representar a todos que compõe a sociedade, respeitando e incluindo toda a pluralidade humana, finaliza a vereadora Filipa Brunelli.

Comentários:

Veja também