A prévia da inflação oficial do país desacelerou e registrou variação de 0,06% em julho, impulsionada pelo recuo no preço dos alimentos. O dado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi divulgado nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando forte queda em relação ao mês anterior (0,41%).
Com este resultado, o IPCA-15 passa a acumular uma alta de 3,51% no ano. No indicador acumulado dos últimos 12 meses, a taxa atingiu 4,52%, mantendo trajetória de acompanhamento dos índices inflacionários do período.
Habitação puxa altas e alimentos recuam
O grupo de habitação exerceu o maior impacto positivo sobre o índice, avançando 0,97% no mês. A alta foi impulsionada principalmente pela energia elétrica residencial, que subiu 3,03%, e pelas tarifas de água e esgoto, com elevação de 0,26%.
Em contrapartida, o setor de alimentação e bebidas registrou deflação de 0,66%, amenizando a média geral. A alimentação no domicílio caiu 1,14%, favorecida por recuos expressivos no tomate (-19,95%), na batata-inglesa (-10,03%) e no café moído (-3,13%). No entanto, comer fora de casa ficou 0,55% mais caro.
Entre os demais setores, registraram inflação os grupos de artigos de residência (0,19%), transportes (0,11%), saúde e cuidados pessoais (0,28%) e despesas pessoais (0,08%). Já vestuário (-0,33%), educação (-0,04%) e comunicação (-0,02%) tiveram quedas. Os preços foram coletados pelo IBGE entre 17 de junho e 15 de julho.
Divulgue seu Instagram - SAIBA MAIS...
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se