Araraquara News

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

🔴 Ao vivo

Publicidade

Quarto infantil lúdico é tendência para 2024

Voa Marketing
Por Voa Marketing
Quarto infantil lúdico é tendência para 2024
Freepik.com
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Móveis com formatos diferentes, balanços suspensos, cores vibrantes e papéis de parede divertidos podem ajudar a compor um quarto infantil lúdico.

As tendências do setor de design de interiores estão a todo o vapor e uma delas promete trazer mais diversão para as crianças em 2024. Os chamados quartos lúdicos são uma das novidades da decoração infantil e trazem um novo conceito para os pais que estão planejando o espaço que irá acomodar os pequenos. 

O quarto é um cômodo que deve refletir a personalidade de seu morador, além de ser confortável e aconchegante. A nova tendência traz a ideia de que toda criança merece um ambiente divertido e cheio de objetos que fomentem a imaginação. Com o conceito lúdico, os pais ganham mais cores e uma ampla variedade de itens na hora de planejar o quarto infantil completo.

Publicidade

Leia Também:

Móveis com formatos divertidos, balanços suspensos, redes, pufes e uma explosão de cores marcam presença nesse estilo de decoração. A ideia traz, ainda, a possibilidade de unir o lúdico com temas já conhecidos pelos pequenos, como florestas encantadas, universo e até mesmo personagens de desenhos animados. 

O que é um quarto infantil lúdico?

Segundo definições em dicionários brasileiros, lúdico quer dizer aquilo que “visa mais ao divertimento que a qualquer outro objetivo”. Dessa forma, a decoração lúdica é aquela que se relaciona com itens que promovem diversão às crianças, além de estimular a criatividade e o aprendizado. 

Um ambiente com esse conceito traz a sensação de conforto necessário para todo o quarto, mas também ganha pontos que se conectam com a imaginação da criança, permitindo que todos os seus sentidos sejam estimulados. Esse tema é, inclusive, um velho amigo da educação infantil. 

De acordo com o livro “O lúdico na educação infantil” da editora Arche, o lúdico é um importante instrumento na mediação do processo de aprendizagem nas crianças, pois elas vivem em um universo de encantamento, fantasia e sonhos, onde a realidade se mistura com o faz de conta. Nessa relação, os pequenos acabam tendo um ganho no estímulo do pensamento, da concentração e do desenvolvimento pessoal, social e cultural. 

Ainda de acordo com a obra, as atividades e espaços lúdicos, quando bem aplicados, desencadeiam momentos de integração dos pensamentos e dos sentimentos, atributos relevantes para a formação infantil, já que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. 

Como montar um quarto lúdico para as crianças 

As peças-chave de um quarto lúdico infantil são a diversão e a imaginação, por esse motivo, os pais podem deixar a criatividade vir à tona para criar espaços diferenciados e que transmitam a sensação de terem saído das páginas de um livro infantil. 

A liberdade nesse estilo de decoração começa nas cores, que chegam para tornar o ambiente mais colorido e sair dos tradicionais azul e rosa que costumam dominar os cômodos voltados para as crianças. 

As paredes podem servir de tela para as tonalidades do quarto e também para o tema da decoração. Os papéis de parede são, inclusive, bons aliados nessa etapa, pois trazem diferentes desenhos que podem estimular a curiosidade e a criatividade dos pequenos.

Em quartos temáticos de safári, por exemplo, os papéis podem trazer imagens lúdicas de animais ou até mesmo de vegetação, trazendo uma conexão com o meio ambiente. Também é possível encontrar estampas relacionadas ao espaço, mundo encantado e personagens animados para trazer o tema de forma mais expressiva no ambiente. 

No quarto lúdico, as tonalidades podem aparecer em todos os locais e até mesmo os brinquedos podem ajudar a dar mais vida ao ambiente ao serem usados como objetos decorativos. 

Os móveis também podem ganhar cores vibrantes e formatos diferentes. Segundo o D’Or Mais Saúde, algumas peças podem ser encontradas em formas que imitam casas e castelos. Esses designs criam um ambiente mais divertido e favorecem a criatividade. 

Mas é claro que, além da estética, os quartos também precisam ser aconchegantes e seguros para os pequenos. Itens como berço e cômoda devem, por exemplo, ter algumas características específicas. 

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os berços não podem ter almofadas, travesseiros e bichos de pelúcia, além de ser essencial um colchão firme que ocupe todo o espaço do móvel, sem vãos nas laterais. As cômodas e outros itens do mobiliário, não podem ter laterais pontiagudas, pois podem favorecer o risco de acidentes. 

Outro ponto importante na concepção de um quarto lúdico são os itens que tornam os espaços funcionais, sendo um local não apenas para dormir, mas também para brincar, estudar e sonhar. Camas com escorregas, mesas de estudo com paredes magnéticas para expor os desenhos e estantes acopladas a pequenos sofás para estimular a leitura são alguns exemplos de soluções criativas que aproveitam ao máximo cada centímetro do espaço.

Garantindo a diversão, também é interessante investir em itens como balanços suspensos, pufes em formatos variados, tapetes diferentes, redes e cabanas. 

FONTE/CRÉDITOS: Voa Marketing
Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes