Paciente em Surto Danifica Equipamentos na UPA do Valle Verde
Um paciente, de 28 anos, em surto destruiu equipamentos da sala de triagem da **UPA** (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde, em Araraquara, no domingo (21). De acordo com a Prefeitura de Araraquara, ele chegou à unidade relatando mal-estar devido ao uso de drogas e, irritado, danificou computadores e outros equipamentos enquanto aguardava atendimento médico.
Outros Casos de Violência e Posição do Sindicato
Ainda em nota, a Prefeitura, por meio da **Fungota** (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves), ressaltou que não houve agressão física a servidores, pois a equipe de enfermagem não estava na sala no momento do ocorrido. A GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada, deteve o paciente e o encaminhou ao plantão policial.
Segundo o **Sismar** (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara), esse é o quarto caso de agressão a servidores da **Saúde** em Araraquara em menos de 30 dias e o segundo na **UPA** do Valle Verde. O sindicato aponta que a Administração Municipal trata a situação com descaso, sem oferecer apoio emocional às vítimas, que são obrigadas a retornar ao trabalho expostas ao mesmo risco.
Os outros casos de agressão registrados incluem:
- Um homem que fez ameaças a uma servidora na **UPA** do Valle Verde em 25 de agosto.
- Uma técnica de enfermagem que foi agredida por uma paciente na **UBS** do Jardim Iguatemi em 16 de setembro.
- Uma paciente que atirou uma pedra em direção a funcionárias no **CEO** (Centro de Especialidades Oftalmológicas) na Vila Xavier em 8 de setembro.
Audiência Pública para Discutir o Problema
Em resposta ao crescente número de ocorrências, a Câmara de Araraquara (@camaradeararaquara) realiza, nesta segunda-feira (22), às 18h30, uma Audiência Pública para discutir a **“Violência Contra Servidores da Saúde”** e buscar estratégias de proteção. A audiência é aberta ao público.