Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 30 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/Cultura

RAFAELA S. POLANCZYK LANÇA LIVRO “O FUNDO INVISÍVEL DA LAGOA” PARA ALERTAR SOBRE IMPORTÂNCIA DOS DEBATES DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Em sua oitava obra, Rafaela faz uso do cartão postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha

RAFAELA S. POLANCZYK LANÇA LIVRO “O FUNDO INVISÍVEL DA LAGOA” PARA ALERTAR SOBRE IMPORTÂNCIA DOS DEBATES DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Rafaela S. Polanczyk
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A escritora mineira Rafaela S. Polanczyk lança seu oitavo livro O Fundo Invisível da Lagoa, aproveitando o cartão-postal da capital mineira, a Lagoa da Pampulha, para alertar sobre a necessidade de manter o debate em relação às questões socioambientais. O lançamento dessa obra de fantasia, que sai pela Literíssima Editora com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, será no dia 12 de julho, às 18 horas, na livraria Leitura (Pátio Savassi) e, no dia 13 de julho, às 11 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, em Belo Horizonte. 
 
A história convida o leitor a um mergulho na lagoa e nas questões envolvendo a poluição aquática. A fantasia começa com a adolescente Luana caindo na lagoa, acidentalmente, enquanto patinava pela orla. Na medida em que afunda, ela descobre uma lagoa imunda e conhece um extraordinário ecossistema submerso, habitado por sereias desesperadas por ajuda. A situação espantosa e inesperada estimula a garota a descobrir as causas desse mistério com a ajuda de seu amigo Tomás.  
Publicidade

Leia Também:

 
Rafaela está desenvolvendo seu doutorado na Alemanha e explica que o problema é recorrente em grandes cidades mundiais, sendo essencial conversar sobre a situação em todos os âmbitos sociais para promover mudanças de maneira concreta. 
 
Segundo a autora, a preservação ambiental é um hábito que deve ser cultivado a partir da infância e a temática a incentivou a abordar o assunto de forma lúdica para a população se interessar e refletir sobre a problemática. Inclusive, a preservação ambiental é um tema de alta relevância para comunidades indígenas no Brasil, principais atuantes nessa frente. 
 
“O livro preenche a lacuna de um material pedagógico ‘divertido’ sobre poluição aquática para estudo nas escolas. A história ainda valoriza as comunidades indígenas que lutam pelo ecossistema do qual precisam para sobreviver e a cultura delas na região, principalmente, em relação aos Encantados. Eles sempre foram popularmente difundidos como folclore, contudo, o livro propõe discutir a folclorização dessas entidades sagradas. Dessa forma, a diversidade faz parte da aventura da protagonista Luana, neta de indígena, para acabar com a poluição da Lagoa da Pampulha, apresentando alguns Encantados e aspectos culturais da nação Kariri”, afirma a autora. 
 
Rafaela acredita que os jovens aprenderão sobre a importância ecológica da preservação de lugares, como a Lagoa da Pampulha e, ainda, as nuances envolvendo os problemas ambientais. A Lagoa não é apenas um ponto turístico e bonito da capital, inclui todo um ecossistema e comunidades impactados pela poluição. 
 
 
 
   Rafaela S. Polanczyk sempre foi apaixonada por mundos de fantasia. Incentivada por seus pais, avós e amigas, começou a escrever histórias quando ainda era criança. Ela publicou o primeiro livro aos 16 anos: O Rei Perdido que, posteriormente, virou uma trilogia com O Império Subterrâneo, 2° livro e, O Cálice Mortal, 3° livro. Outras obras da autora incluem: O Santuário dos Ibicós, Explosão de Borboletas, A Ilha dos Demônios e Uivo de Gelo. Assim como Uivo de Gelo, O fundo invisível da lagoa sai pela Literíssima Editora. 
 
   A escritora tem 26 anos e também é bióloga formada pela UFMG, começando sua jornada de  doutorado na Alemanha. Ela dribla sua vida de escritora e neurocientista com estudos em escrita criativa e marketing literário e já ofereceu diversas oficinas sobre o tema. Você encontra duas de suas aulas, voltadas para formação de novos autores, no YouTube da Literíssima. 
 
 
 
 
 
 
 
 
SERVIÇO 
Lançamento do livro “O fundo invisível da lagoa”:
12 de julho - 18h - Livraria Leitura do Pátio Savassi 
Lançamento com sessão de bate papo com a autora:
13 de julho - 11h - Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH
Publicação viabilidade pelo Edital Multilinguagens – Projeto de Incentivo à Cultura Municipal de Belo Horizonte - número 0879/2023
FONTE/CRÉDITOS: Rafaela S. Polanczyk
Multi Comunicar

Publicado por:

Multi Comunicar

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR